Como montar uma lanchonete pequena e simples

Montar uma lanchonete pequena é uma das alternativas para quem deseja investir nesse tipo de negócio, mas não tem dinheiro suficiente para abrir algo muito grande ou simplesmente porque identificaram essa opção como a mais favorável.

Abrir sua própria lanchonete pequena e simples não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser uma opção bem econômica para alguns empreendedores novos. O certo é que mesmo sendo algo bem pequeno, não impede que você obtenha sucesso e trabalhe no seu negócio próprio, por isso selecionamos algumas dicas úteis para começar trabalhar de forma correta.

Identifique um local propício para se instalar

Quando pensamos em montar uma lanchonete pequena, lembramos logo de um espaço pequeno e sem muito conforto, porém mesmo se tratando de algo muito simples é possível se instalar em um local mais aconchegante.

Naturalmente você vai precisar de um espaço para preparar seus próprios produtos, colocar freezers, expositores de salgados e lanches, ter um espaço ideal para circular e muitas outras coisinhas necessárias. Além disso no seu espaço será necessário ter um amplo balcão com cadeiras para que os clientes possam se sentar, pois esse é o melhor meio de economizar espaço.

Com relação a localização, o mais recomendado é que você procure se instalar em locais com uma boa circulação de pessoas, mas de preferencia que não tenha grandes concorrentes. Essa é aquela mesma história para quem vai montar um mercadinho, pois para se obter sucesso é preciso trabalhar em um local mais ou menos bom e longe das grandes empresas, então planeje muito bem tudo isso antes de investir nesse tipo de negócio.

montar uma lanchonete pequena

Avalie o investimento para montar uma lanchonete pequena

Planejar os gastos que se terá ao montar uma lanchonete pequena é outro fator a ser analisado nesse momento. O  fato é que alguns novatos no mercado preferem não planejar nada pois se trata de negócio muito simples e pequeno, porém esse é um dos erros administrativos que deve-se evitar.

A princípio será necessário alugar um ponto comercial para se instalar, caso não tenha algo próprio, terá gastos com a compra de acessórios para lanchonete, produtos que serão vendidos, algumas matérias primas para fazer salgados ou sucos naturais e a contratação de algum funcionário, caso seja necessário.

Então de qualquer forma você vai precisar aplicar dinheiro para conseguir montar uma lanchonete pequena e fazer um planejamento antecipado disso para ter tudo sob controle na hora de investir é algo indispensável para qualquer empreendedor nesse tipo de negócio.

Leia também: O que é preciso para abrir uma lanchonete

Conquiste uma clientela fiel

Essa talvez seja uma das coisas mais complicadas de se fazer nesse processo para montar uma lanchonete pequena, até porque para conquistar clientes e conseguir fideliza-los você vai precisar de muito jogo de cintura e se desdobrar a cada dia para satisfaze-los. No entanto, a partir do momento em que você consegue um número bom de clientes fixos, tudo tende a funcionar de forma eficiente e sua pequena lanchonete gere dinheiro.

De qualquer forma, o que você deve fazer constantemente é trabalhar com produtos de grande qualidade, oferecer um atendimento amigável a seus clientes e ajudar no que for possível, buscar novidades para diversificar os produtos da lanchonete, prezar sempre por uma boa higiene no local e criar o máximo de amizade possível com sua clientela.

Esses são detalhes importantíssimos para se montar uma lanchonete pequena e obter sucesso com ela, pois só com clientes fidelizados é que você ganhará a tão sonhada estabilidade no mercado.

Leia também: Como montar uma lancheria

Tenha um plano de crescimento para sua lanchonete simples

Não adianta você querer montar uma lanchonete pequena e simples se não tiver um plano de crescimento para transformar aquela pequena empresa que é hoje em algo maior no futuro. Então tenha isso em mente desde o primeiro momento em que iniciar seu negócio.

Montar uma lanchonete pequena não se resume somente em abrir as portas e vender salgados pelo resto da vida do mesmo jeito. Você precisa crescer, inovar e fazer com que seu negócio ganhe novos horizontes, então planeje o que irá fazer para crescer sua lanchonete, qual o lucro que pretende obter com ela daqui a algum tempo, tenha metas de vendas para ser alcançada, tenha um plano do que precisa fazer para crescer e foque sempre nesses objetivos.

Tudo isso é necessário pois a partir do momento em que você consegue montar uma lanchonete simples no seu bairro, por exemplo, é preciso se auto-estimular para chegar a patamares maiores. Então espero que tenha gostado de todas as dicas e informações que selecionei aqui para você e até breve.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. valdemir aires diz

    óla estou muito ansioso para abrir minha pequena lanchonete mas tenho um pouco de medo de pedir conta do meu trabalho que já trabalho a mais de 18 anos mais não tenho crescimento dentro da empresa já fis muitos cursos de crepeiro garcon e tenho este sonho de montar uma pequena lanchonete mais o medo pesiste de não dar certo por favor me de mais umas dicas como devo prosseguir um abraço Valdemir.

  2. diz

    Nossa, estou lendo a horas sobre como montar uma lanchonete e dicas e este com certeza é o melhor texto até agora, vou até recomendar no meu BLOG. Muito obrigada pelas dicas.

    Estou pensando em montar uma lanchonete aqui no meu bairro, uma pequenininha e estou focando em tentar deixar o negócio o mais simples possível, acho que nem fogão terei, apenas forno e microondas, se tiver dicas para micro-lanchonetes seria ótimo.

  3. diz

    creio que o ponto de partida para o sucesso seria voçe ter seu próprio imovél para se abrir uma lanchonete,demorei anos para conseguiir uma loja na beira da rua principal, enquanto isso pesquisei muito a venda de materiais usados comprei mesas, cadeiras ,estufas,fritadeiras,forno,balcão e etc hoje tenho praticamente tudo p/ abrir meu próprio negocio mas entendam demorei 10 anos investindo,agora que comprei a loja vou levar ainda mais um ano reformando e mobiliando o que faltar aí sim devo abrir,sendo assim acho que é só pedir a deus que me de o sucesso,é demorado e doloroso mas acho que se eu consegui qualquer pessoa pode,acho muito melhor dessa forma,abcs e boa sorte a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>