Como montar uma fabrica de costura?

Para muitas pessoas, principalmente as mulheres, a costura é uma atividade comercial muito bem vista e pode trazer muitas vantagens, sem falar no prazer de costurar. Hoje irei falar de um assunto relacionado ao mundo da costura, mais precisamente de como montar uma fabrica pequena e simples para iniciar seus trabalhos e confeccionar suas peças de roupa.

O local da fabrica

Quando se pensa em montar uma fabrica de costura, logo vem em nossa mente um local bastante grande como um galpão, por exemplo, onde será desenvolvido o trabalho, mas para iniciar uma fabrica pequena não há essa necessidade toda. Preocupe-se apenas em encontrar um local adequado, que não precisa ser no centro de uma cidade, mas se não for o caso poderá iniciar montando na sua própria casa se tiver um bom espaço disponível.

O investimento inicial

Assim como em todo negócio, você deverá ter um capital disponível quando pensar em montar uma empresa, principalmente porque para abrir uma fabrica de costura o investimento não ficará apenas por conta da matéria prima. Veja algumas coisas necessárias e quanto terá que investir:

  • No minimo 10 maquinas de costura
  • Variados tipos de tecidos para confeccionar as roupas
  • De 5 a 8 mesas para trabalhar com as peças
  • Linha para costurar

O investimento minimo para montar esse negócio será cerca de R$ 25.000,00 e dependendo do seu sucesso, poderá recuperar esse dinheiro em um curto período.montar uma fabrica de costura

Pessoas para montar uma fabrica de costura

Ao pensar em abrir uma fabrica de costura, você já deverá pensar logo em quem irá trabalhar nesse negócio ou se será necessário contratar colaboradores. O ideal será juntar um grupo de pessoas que já costuram a um bom tempo e com experiencia para desenvolver suas peças, caso contrario terá que investir em treinamento e capacitação dos funcionários da fabrica, algo que ficará um pouco acima do valor do seu orçamento.

Antes de começar a por a mão na massa, é recomendável que faça uma boa analise do mercado, faça um plano de negócio bem detalhado e só depois comece a sua fabrica de costura.

Isso pode dar certo?

Analisar se um negócio pode ou não dar certo é um processo a ser feito antes de investir seu planejamento e seu capital. Montar uma fabrica de costura realmente pode dar certo, desde que seja analisado a sua localidade, a tendencia de compra e o que será feito para conseguir produzir e vender com qualidade.
Uma boa opção se está na duvida do sucesso ou não do negócio, é pesquisar por pessoas que se interessam pelo tipo de produto a ser confeccionado ou procurar uma especie de loja que firme um contrato de compra de parte do material produzido.

Associe a costura com a estampagem de roupas

Se você pretende montar uma fabrica de costura, uma boa ideia seria associar a costura à estampagem, que é também um negócio muito rentável para pessoas que trabalham com roupas. Adquira as maquinas necessárias para isso e comece a produzir e estampar suas próprias peças.
Um tipo de negócio muito comum e que traz bons resultados também, é fabricação de Abadas para festas. Conheço pequenas empresas que fabricam, estampam e comercializam suas peças para muitos estados brasileiros, principalmente usando a internet como meio de fechamento de pedidos e divulgação do negócio.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

    • diz

      Obrigado Wagner pelo elogio e fico feliz que tenha gostado do nosso trabalho, continue visitando o Montar um negócio e parabéns também pelo Top Virtual que está crescendo e tudo isso é reflexo do seu brilhante trabalho.

      Um forte abraço

  1. Sergio diz

    Trabalho em outro ramo, e gostaria de mais informações sobre como abrir uma fabrica de costura.
    Gostaria de saber sobre pegar serviços de fabricantes, tem alguma idéia?

    • diz

      Olá Sergio, na verdade eu estou aqui apenas dando a sugestão de um negócio que pode dar certo para você. A melhor opção é pesquisar e encontrar fabricas ou pessoas que necessitem desse serviço para assinar um contrato com você ou adquirir seus produtos.
      Se você quer mesmo investir nessa área, eu recomendo que procure o Sebrae aí mesmo na sua cidade pois eles poderão lhe ajudar a começar do zero.

      Obrigado pelo seu comentário e sucesso

  2. HILDA diz

    uma boa noite !!gostaria saber como faco ou devo fazer..pois tenho treis maquinas industrias em casa ja montada e instaladas e o seu espaco adequado para produzir.nao sei o que fazer primeiro ..me ajude!! obrigada

    • diz

      Olá Hilda
      A minha dica é que você converse com as pessoas no seu próprio bairro, por exemplo, para tentar encontrar ideias, saber o que elas mais procuram e assim começar produzir. Boas ideias é produzir peças intimas ou trabalhar somente com a feita de roupas variadas sob encomendas.

      Abraços e sucesso!

  3. josiane gomes diz

    oi estou pronta para abrir meu próprio negocio,quero começar o meu trabalho com lingerie acho que é um bom começo para iniciantes,além de eu estar realizando meu grande sonho,é um trabalho fácil é também ,é um negocio bastante procurado
    a onde eu for sei que vou achar encomenda…
    lingerie nunca sai fora de moda e nem de época ..essa é minha opinião no meu negocio espero estar dando um paço certo e também espero fazer bastante sucesso com minhas produçoes …

    • diz

      Olá Josiane
      A sua ideia de negócio é muito boa realmente e sem duvidas que as chances de ter sucesso produzindo lingeries é muito grande. só posso lhe desejar muito sucesso desde já nos seus negócios.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>