Como montar uma equipe de vendas externas

Sabemos a importância que uma Equipe de Vendas Externas tem para uma empresa. Não importa seu tamanho. As empresas quando precisam vender externamente tendem a contratar vários funcionários de uma só vez, com o foco somente em contratar pessoas para formar equipe de vendas. Mas será que esse é realmente o ideal? Não seria preciso analisar com cuidado o perfil de cada pessoa, saber como ela desenvolve uma situação de vendas e coisas variadas?

Pois é, temos sempre caminhos a seguir, a decidir, mas será mesmo que o ideal é contratar e dar um treinamento de 3 dias e sair ‘vendendo’? Não. Vendas é um processo delicado e sem vendas uma empresa não sobrevive, ainda mais se contratar funcionários exclusivamente para trabalharem externamente e estes não converterem suas metas. Hoje vamos analisar como selecionar bem os vendedores, designando um supervisor para sua equipe de vendas. Ah, não vamos esquecer das necessidades de sua equipe de vendas.

Comece por Selecionar bem os Vendedores

Começar a selecionar bem os vendedores quer dizer que você, como empresa, tem que procurar parcerias com empresas que fornecem funcionários terceirizados, pode ser uma solução, uma vez que estes já chegarão entrevistados e com as qualidades que você pode e deve exigir. No entanto este método requer cuidados específicos na hora de escolher qual empresa de terceirização você fará parcerias.

Também há o método de contratação direta, na sua empresa. Neste caso é preciso fazer um pente fino nos candidatos a vaga de emprego que você tem a oferecer. Ser vendedor externo é muito mais difícil que ser um vendedor interno. Os empresários que já passaram por isso sabem o que é enfrentar todos os dias vários “não” e outras respostas absurdas e ignorantes na sua cara. Ser vendedor externo não é para qualquer um.

como montar uma equipe de vendas externas

Designe um Supervisor para cada equipe de Vendas

No entanto, é preciso obter uma pessoa ou designar um funcionário já experiente, que possua qualidades de liderança, que seja dedicado e que você possa confiar para que cuide de sua equipe de vendas externas. Essa pessoa ficará com a responsabilidade de auxiliar os vendedores externos de modo que possa contornar qualquer problema que possa ocorrer durante o processo de vendas ou até mesmo dando o apoio psicológico que o vendedor precisará.

Com isso, o supervisor precisará ter qualidades únicas, para que possa tocar e guiar seu grupo, assim como um pastor guia suas ovelhas. Mas muitas vezes um ou dois vendedores podem vir a reclamar sobre o tal supervisor, e agora, o que fazer neste caso? Bem, isso é natural. O que você como empresário deve fazer é estabelecer regras de convivência entre o supervisor e os vendedores externos, para que assim um possa respeitar o outro, de forma mútua.

Certifique-se das necessidades de sua Equipe de Vendas Externas

Muitas vezes a equipe de vendedores externos tem reclamações sobre um aspecto ou outro que passam no trabalho. Eles são seres humanos e você deve ouvi-los. Tente se engajar com sua equipe de vendas externas para que assim eles se sintam à vontade sobre contar qualquer desconforto que possa haver. Afinal, já pensou se eles se sentem desconfortáveis com o modo de transporte que sua empresa usa para leva-los para os lugares para que possam ali vender?

Agora você já tem algumas alternativas em mãos. Empresário, use de bom senso e faça o melhor para sua empresa crescer ainda mais através de uma equipe de vendas externas! Tudo pode mudar a partir do momento em que você passa a ter uma relação mais direta com seus funcionários, faça sua parte! Sua equipe de vendas com certeza acrescentará valor ao seu produto se houver um treinamento bem feito e estimulante.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>