Como montar uma empresa em casa

Hoje em dia os negócios em casa estão muito comuns na vida de muitas pessoas e transformar um conhecimento a mais em algo rentável está se tornando rotina. Por isso mesmo que o número de pessoas desejando montar uma empresa em casa está crescendo em todo o Brasil.

Os pequenos empreendimentos montados num ambiente caseiro são alternativas para aquelas pessoas que sempre sustentaram o sonho de um dia ter uma empresa próprio, mas precisa minimizar os gastos com o processo de montagem do negócio. É com esse mesmo intuito que nós iremos destacar aqui algumas dicas para que você também possa iniciar uma empresa em casa.

Escolha uma área para trabalhar

Se você vem querendo montar uma empresa em casa é porque já deve ter pelo menos uma pequena ideia formada em sua mente, afinal esse será seu primeiro desafio rumo a um empreendimento próprio.

O certo é que existem múltiplas opções para quem deseja trabalhar e você pode começar fazendo algo que já tem um conhecimento maior ou mesmo buscar ideias na sua cidade de coisas que podem dar certo, mesmo sendo montado em casa.

Um exemplo disso é uma vizinha da minha antiga casa. Ela observou que na rua onde morava tinha um bom fluxo de pessoas que passavam por lá todos os dias e resolveu montar uma loja de roupas em casa. O negócio dela deu muito certo a ponto de já ter transformado hoje em uma grande loja que atinge não só a rua mas também todo o bairro. Então escolha uma área que você domine mas com sabedoria.

montar uma empresa em casa

Tenha uma empresa em casa legalizada

Muitas pessoas estão querendo montar uma empresa em casa, mas a verdade é que ainda é muito grande o número de comércios ilegais sendo montados dessa forma e isso é algo que você não deve fazer.

Mesmo se tratando de um pequeno negócio e que não lhe gere tanto dinheiro quanto as grandes empresas, é preciso estar dentro da lei e isso é algo que vai favorecer não só o comercio em geral como também a sua própria empresa, pois assim poderá comprar seus produtos e vender sem nenhuma complicação.

Geralmente quem conseguem abrir uma empresa em casa começa com algo bem pequeno e ele sozinho é que irá trabalhar, então a minha dica nesse caso para legalizar e não precisar gastar tanto dinheiro é se registrar como um microempreendedor individual. Essa é uma categoria ideal para quem está querendo trabalhar por conta própria com baixos custos de impostos.

Leia também: Pequenos negócios que dão lucro em casa

Encontre locais para comprar seus produtos

Uma das principais dificuldades na hora de montar uma empresa em casa é justamente os locais para comprar os produtos e essa é uma opção que você deve planejar muito bem, afinal quanto melhor for o fornecedor e menor for o preço dos produtos, mais resultados você terá.

Dependendo da sua área de trabalho, terá que pesquisar bastante e buscar fornecedores em outros estados e até mesmo começar importar de outros países para revender, mas não podemos descartar também as opções mais próximas, como as fabricas na sua região e as grandes distribuidoras que poderá encontrar.

Então comece estudar as possibilidades de compra e tente encontrar aquilo que seja melhor para sua empresa, assim também como para seu bolso. Outra opção bastante interessante que podemos ver frequentemente são pessoas comprando produtos na internet para revender em suas lojas próprias e você também pode fazer isso, caso não encontre alternativas mais em conta na hora de montar uma empresa em casa.

Leia também: Como comprar roupas pela internet para revender

como abrir uma empresa em casa

Diferencie a empresa da sua casa

Um dos grandes dilemas de quem consegue montar uma empresa em casa e está trabalhando em um negócio próprio dessa forma é saber diferenciar o ambiente caseiro do ambiente empresarial, pois isso pode causar uma verdadeira falta de foco no crescimento do negócio.

Lógico que o objetivo e muitos ao investir nesse tipo de empresa é realmente poder ficar em casa e não depender de outros empregos para se manter, porém é preciso diferenciar muito bem os horários de trabalho dos horários em que irá ficar em casa. Para obter sucesso e ter um empreendimento com condições de crescimento você precisa trabalhar normalmente como se estivesse em outro lugar e deixar os problemas de casa para serem resolvidos em outro momento.

Eu mesmo vivo algo parecido, pois atualmente trabalho somente em casa com alguns projetos próprios, porém mesmo assim mantenho minha rotina de horários. Sendo que procuro trabalhar pelo menos 8 horas por dia e durante esse momento de trabalho não me envolvo com outras coisas. Isso faz com que meu foco fique voltado somente para minha empresa e você também deve buscar o mesmo ao montar uma empresa em casa.

Dicas de empresas para montar em casa

Para finalizar essa série de dicas, que resolvi selecionar 10 sugestões para montar uma empresa em casa. Ou seja, são opções comuns de negócios que você pode investir e começar obter resultados trabalhando na sua própria casa. Veja a lista abaixo:

  1. Montar uma loja de importados
  2. Montar uma empresa de marmitex
  3. Vender chocolate caseiro
  4. Montar uma pequena fabrica de salgados
  5. Montar uma restaurante pequeno
  6. Vender doces para festas
  7. Montar uma loja virtual de perfumes
  8. Abrir um salão de cabeleireiro masculino
  9. Montar um negócio de bijuterias
  10. Montar uma mercearia pequena

Comece montar uma empresa em casa

Eu sei muito bem que não é fácil dar os primeiros passos e conseguir montar uma empresa em casa deixando tudo de lado, pois ao escolher essa opção você deverá se empenhar mais e se tornar uma pessoa independente, mesmo que o negócio não venha a dar certo no futuro. Saiba que essa é uma escolha importante na vida de qualquer pessoa e sem se arriscar é impossível obter sucesso.

Espero que tenha gostado de todas as informações e dicas que coloquei nesse artigo e comece planejar hoje mesmo como irá dar inicio ao seu novo negócio a partir de casa. Aproveite também para compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais e até breve.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>