Como montar uma empresa de pintura

Então você está querendo saber como montar uma empresa de pintura? Pois bem, essa é uma ótima oportunidade de negócio atualmente, visto que o mercado de pintores está crescendo muito devido a grande quantidade de residências e prédios que são construídos frequentemente, sem falar nas que necessitam de reparos.

Ao abrir sua própria empresa de pintura será possível vender produtos do ramo e prestar serviços para os mais diversos tipos de pessoas, inclusive firmar parcerias com outras empresas que já trabalham diretamente na construção de casas. O que você encontrará a seguir são apenas algumas dicas interessantes para montar uma empresa de pintura:

A estrutura física de uma empresa de pintura

Não tem como montar uma empresa de pintura sem pensar primeiramente na estrutura que será utilizada para se instalar, já que para fazer todo o serviço funcionar de maneira eficiente, você precisará pelo menos de um local onde possa armazenar seus materiais de trabalho, receber seus funcionários todos os dias e de um escritório onde possa atender os clientes a procura dos serviços prestados pela empresa de pintura.

Então essa é a estrutura básica que sua nova empresa precisará para começar trabalhar prestando serviços de pinturas na sua cidade. Lembre-se sempre que manter uma boa organização será algo indispensável para um bom aprimoramento das atividades prestadas e, consequentemente, para crescer no mercado.

como montar uma empresa de pintura

Prestação de serviços e vendagem de produtos

Algo que cabe muito bem ao perfil de quem deseja saber como montar uma empresa de pintura é associar tudo isso com uma pequena loja de produtos voltados para a área de pintura em geral. Caso você queira montar uma empresa, realmente, competitiva no mercado e ganhar a clientela dessa área, saiba que vale muito a pena investir também na montagem de uma loja acoplada à prestação de serviços.

Trabalhando dessa forma é possível dar um destaque maior ainda para sua empresa de pintura e o lucro também tende a ser muito interessante, já que além de vender a mão de obra na pintura, você poderá oferecer ao mesmo cliente os produtos necessários para executar tal atividade. Quanto ao processo administrativo, o recomendado é que administre cada empresa separadamente para ter uma base concreta da lucratividade de cada uma.

Leia também: Como montar uma pizzaria pequena

Equipamentos e maquinas para abrir uma empresa de pintura

A compra de equipamentos, maquinas e acessórios é algo indispensável em qualquer tipo de empresa e quem está buscando informações sobre como montar uma empresa de pintura também precisa aplicar esse investimento inicial. Então veja a seguir alguns exemplos de equipamentos necessários para esse tipo de empresa:

  • Maquina de pintura predial
  • Maquina de pulverização para pintura de ruas, muros e paredes
  • Rolos de lã baixa e alta
  • Pinceis
  • Espatulas e desempenadeiras
  • Lixas de parede
  • Escadas e andaimes
  • Panos
  • Vários tipos de tintas para pintar

Esses são só alguns exemplos de equipamentos necessários para desenvolver o trabalho em uma pequena empresa de pintura. O ideal mesmo é fazer sua própria lista de produtos, maquinas, acessórios e esquipamentos indispensáveis para oferecer um serviço de qualidade a sua clientela.

empresa de pintura

A contratação de pintores e funcionários para trabalhar

Essa também será uma etapa de suma importância para que sua empresa possa iniciar com o pé direito no mercado, já que não basta só saber como montar uma empresa de pintura, é preciso planejar e organizar sua própria equipe de trabalho que será responsável pelo funcionamento daquilo que tanto deseja.

Dependendo do tamanho idealizado da sua empresa, precisará contratar vários pintores para trabalhar em diversos lugares, auxiliares que ajudarão no processo de pintura, pelo menos uma pessoa para trabalhar no escritório de serviços, uma pessoa responsável pelo caixa da empresa, alguém para trabalhar no estoque e um funcionário para cuidar da limpeza e organização da empresa.

Caso você decida montar uma loja de materiais para pintura juntamente com a empresa já planejada, precisará contratar ainda mais funcionários para executar as atividades necessárias. Dentre esses colaboradores, você precisará contratar atendentes, uma pessoa para trabalhar no estoque de produtos, um responsável pelo caixa, um limpador e mais alguns funcionários básicos, caso seja preciso.

Leia também: Como montar uma fabrica de bolsas

Como montar uma empresa de pintura com sucesso?

Naturalmente quem está iniciando agora ou tem planos de investir nesse tipo de negócio deseja saber como montar uma empresa de pintura com o máximo de eficiência possível? O certo é que essa área é hoje uma das que mais crescem no Brasil, principalmente por conta do aumento do mercado imobiliário, então só aí já podemos identificar uma excelente oportunidade de negócio para investir atualmente e nos próximos anos.

O que você vai precisar fazer para se dar bem trabalhando na sua própria empresa é focar na inovação de produtos e serviços, assim também como na fidelização de seus clientes. Tudo isso resultará em uma empresa sólida, bem reconhecida no mercado e que poderá facilmente se tornar uma referencia no ramo da pintura. Então espero que tenha gostado das dicas de como montar uma empresa de pintura e até os próximos artigos.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. reinaldo bonfim dias diz

    Opa muito legal mesmo suas ideias, elas veio reforçar a minhas, pois tenho plano, já que sou empreendedor individual, sou pintor capacitado pela ABRAFATI, e com certeza em 2015 vou montar sim minha empresa e vender meus próprios produtos, AMEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>