Como montar uma doceria

Veja aqui como montar uma doceria!

Naturalmente a maioria das pessoas são amantes de doces e esses produtos costumam ter um nível de vendagem muito bom, na maioria das cidades. Gerando assim uma oportunidade de negócio bem interessante para quem ainda não sabe qual o tipo de negócio que irá investir na localidade em que mora.

Abrir uma doceria própria pode ser algo bem lucrativo hoje em dia, pois se trata de uma área com uma procura bem grande e que não existe uma concorrência muito acirrada na maioria dos lugares. Lógico que sempre existem sorveterias, lanchonetes e padarias que podem vender os mesmos produtos, porém ao montar uma loja focada somente em doces, a tendência é que os resultados sejam bem mais interessantes.

Como montar uma doceria?

Inicialmente, para quem ainda não sabe como montar uma doceria, é importante fazer aquela tradicional analise no bairro em que pretende instalar sua pequena empresa, pois essa é a forma mais segura de investir em um empreendimento próprio a partir do zero. Com essa analise será possível verificar se ainda não existem docerias atuando nas proximidades, se existe uma grande quantidade de crianças no bairro (pois eles serão seu publico alvo principal) e verifique também se as outras empresas que funcionam ali conseguem obter bons resultados.

Se chegar a uma conclusão positiva, então comece analisar o ponto onde irá instalar sua doceria. Nesse momento será importante alugar um pequeno espaço onde possa se instalar no bairro e de preferência que seja em um local que vá agregar mais valor ainda para sua nova empresa, podendo ser nas proximidades de um pracinha, de uma escola ou mesmo em uma das ruas mais movimentadas do bairro. Quem já tem um ponto em casa que possa ser usado para montar um negócio, poderá utilizar essa opção e economizar um bom dinheiro todos os meses.

Leia também: Como vender doces e salgados

como montar uma doceria

Investimento para montar uma doceria

Nesse processo sobre como montar uma doceria, certamente você irá pensar no investimento necessário para conseguir ter seu pequeno negócio funcionando e por mais simples que seja, sempre necessitará de um capital em mãos para empregar na montagem dessa loja. De qualquer modo, o lado positivo é que se você focar somente em um bairro, a doceria poderá ser menor e iniciada com o minimo de investimento possível.

Então, você irá precisar apenas de um balcão refrigerado para colocar bolos e doces, precisará de um freezer para bebidas, outro freezer para outros tipos de doces, uma prateleira, algumas mesas com cadeiras e acessórios básicos para a vendagem de doces. Além disso, vale a pena pensar na decoração da doceria, já que esse será um fator bem importante para atrair ainda mais clientes, portanto, tudo isso deverá ficar na faixa dos R$ 40 mil Reais, mas se tratando de uma doceria pequena, é possível iniciar com um investimento a partir dos R$ 25 mil Reais.

O que vender em uma doceria?

Não tem como montar uma doceria pequena ou grande, sem pensar nos doces que serão colocados a venda, pois de certo modo eles serão os principais responsáveis pelo sucesso da sua nova empresa. O que você deverá fazer antes de tudo é bolar um cardápio próprio com todos os doces que serão postos a venda, como diversos tipos de bolos, doces de leite, doce de amendoim, geleias, cocadas, chocolates, balas e outros tipos de doces que não podem faltar nesse tipo de ambiente.

No entanto, vale ressaltar sempre que você não precisa se prender somente aos doces que foram citados aqui, mas procure também diversificar seus produtos. Venda sorvetes, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos naturais, poderá vender açaí e muito mais. No inicio tudo poderá ser começado timidamente, mas procure ir inovando aos poucos e fazendo testes, pois quem está querendo saber como montar uma doceria agora, sempre fica com um pé atras com relação ao sucesso ou não do novo negócio.

Leia também: Como montar uma loja de cupcakes

doceria

Dicas para ter sucesso em uma doceria

Eu não poderia falar sobre como montar uma doceria sem destacar algumas pequenas dicas que acho fundamentais para quem vai empreender nesse tipo de negócio. Na verdade são coisas muito comuns, mas que alguns iniciantes não levam tão a sério na hora de abrir as portas da nova doceria:

  • Produtos de qualidade – As pessoas podem comprar uma vez após montar uma doceria no bairro, mas se os produtos não forem de qualidade, elas não voltarão a comprar novamente. Então foque muito na satisfação desses clientes através de doces com o máximo de qualidade.
  • Bom atendimento – Oferecer um bom atendimento é uma das normas mais requeridas em todos os tipos de comércios, mas esse atendimento não se resume somente ao momento em que o cliente está comprando seus produtos. O ideal é que você crie um clima de amizade com seus clientes, para que eles se sintam bem todas as vezes que entrar na sua doceria.
  • Divulgação da doceria – Um dos fatores que mais preocupam os donos de docerias é a divulgação desse negócio. Porém, se a doceria é focada em um único bairro, não existe a necessidade de focar em uma grande divulgação (basta usar a publicidade boca a boca), caso contrário poderá usar a distribuição de panfletos, anúncios em jornais ou em outro meio que desejar.

Vale a pena abrir uma doceria?

Agora você já sabe como montar uma doceria, mas será que vale mesmo a pena investir nesse tipo de negócio? Essa é a mesma duvida que passa pela mente de muitos investidores iniciantes nesse ramo, mas de certo modo esse é um empreendimento que pode gerar lucros bem interessantes hoje em dia.

Ao meu ver vale muito a pena abrir uma doceria, a partir do momento em que seja feita uma analise de mercado para saber se existem pessoas interessadas nos produtos que serão vendidos. Além do mais, o investimento para começar é bem baixo, se comparando a outros tipo de negócios, e os resultados podem não demorar muito de aparecer, visto que se trata de produtos que as pessoas costumam consumir em todos os períodos do ano.

Então espero que tenha entendido pelo menos o básico sobre como montar uma doceria e até os próximos artigos!

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Rosana diz

    Boa, tarde, você pode me ajudar? O meu nome é Rosana, tenho 38 anos, sou casada.O meu maior sonho é empreender, mas meu marido prefere que eu trabalho fixo e ele fixo.Estou desempregada, trabalhei em recepção e call center.Eu não aguento mais trabalhar para os outros.Eu moro em um condomínio com 800 famílias, nos condomínios aos lado ao todo mais 1500 famílias juntando os outros condomínios e aqui não tem uma bomboniere.Já deixei de alugar dois salões pq. o meu esposo já disse que nunca vai me ajudar.Bem, eu queria vender algo no mercado livre, para eu fazer esse dinheiro.Você pode me ajudar? Me dar idéias, e ajuda, por favor.Gostei demais do seu site, é uma pena que eu não tenho ajuda.

    • diz

      Olá Rosana
      Eu sei muito bem o quanto é chato não fazer algo que gostamos, mas a minha principal dica é que procure investir no seu negócio e mesmo que não dê certo, pelo menos você tentou e tirou aquele peso que estava em suas costas.

      Com relação a trabalhar vendendo no Mercado Livre, saiba que é uma opção, mas talvez não seja a melhor nesse momento para você, pois será necessário investir em pelo menos um curso para lhe ajudar a trabalhar de forma eficiente, também precisará encontrar fornecedores de qualidade, comprar uma boa quantidade de produtos para revender e assim começar todo o seu trabalho. Então como você está desempregada, talvez o melhor a fazer é começar com coisas mais simples, como fazer salgados para vender, doces ou quem sabe até mesmo montar um pequeno salão de beleza.

      Você poderia, por exemplo, fazer salgados em casa e montar uma barraquinha em frente ao condomínio onde mora (se for um local onde tem uma boa circulação de pessoas) porque existe uma grande tendência de conseguir bons resultados. Eu só não digo para você começar trabalhar com o Mercado Livre hoje mesmo, porque sei que está desempregada e esse é um negócio que exigirá um pouco de investimento para iniciar.

      Abraços e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>