Como montar uma confeitaria

Abrir uma confeitaria na sua cidade pode ser uma excelente opção, principalmente se ainda não existir muitas pessoas atuando nesse ramo. Naturalmente a procura por diversos tipos de bolos, doces e produtos em geral desse tipo vem tendo uma grande procura atualmente e em muitas cidades não existem empresas ou pessoas atundo fortemente para atender toda a demanda. Dessa forma, selecionei hoje algumas dicas de como montar uma confeitaria com sucesso.

Caso você já tenha um certo conhecimento a respeito do preparo desses produtos ou pelo menos um apresso pela área, poderá facilmente montar sua confeitaria e conseguir uma clientela muito boa. Dessa forma, irei mostrar a seguir algumas informações importantes que irão lhe ajudar a decidir como será sua confeitaria, como se preparar para esse negócio e algumas ideias que poderão fazer muito diferença na sua vida.

Como montar uma confeitaria pequena?

Quem está começando agora pode não ter um bom capital em mãos para investir no negócio e a única solução é procurar fazer isso de uma maneira reduzida, ou seja, montar uma confeitaria pequena e ir crescendo de acordo ela for gerando lucro. Dessa forma, você poderá escolher um ponto comercial no seu próprio bairro, que seja em uma rua de bom movimento e que possa ser ideal para instalar toda a sua confeitaria. O certo é que mesmo você estando querendo saber como montar uma confeitaria pequena, o seu ponto comercial não poderá ser tão minúsculo.

Por mais pequena que seja, a sua confeitaria precisará ter uma cozinha grande para produzir todos os seus produtos, um espaço onde irá guardar todas as matérias primas e acessórios de trabalho, pelo menos 1 banheiro e a área de vendas dos seus produtos já prontos. Então é importantíssimo que você foque em um local que possa ser favorável para seu negócio e mesmo sendo pequena, a sua confeitaria precisará ter espaço suficiente para trabalhar e receber seus clientes.

Leia também: Como vender bolos em pedaços

como montar uma confeitaria

Como montar uma confeitaria e padaria?

Uma grande opção para quem está buscando informações sobre como montar uma confeitaria e quer expandir seu negócio, é incrementar também uma padaria junto a tudo isso. Essa é uma opção já feita por muitas pessoas e que surte um resultado muito bom, porém não podemos esquecer que você precisará de uma área maior de trabalho, assim também como um investimento superior ao gasto na montagem de uma confeitaria pequena.

Nesse caso, você poderá focar somente em um único bairro da sua cidade ou mesmo montar uma confeitaria maior no centro da cidade para atender uma grande quantidade de pessoas, já que você não iria trabalhar somente com bolos e produtos desse tipo, mas também com pães, salgados e tudo mais. Alguns empreendedores novos estão apostando também na segmentação desse tipo de negócio, ou seja, alguns preferem montar uma confeitaria doce ou somente com produtos salgados, então cabe a você definir como será seu negócio.

Como legalizar uma confeitaria

Independente se sua confeitaria é pequena ou grande, saiba que a legalização desse negócio desde o inicio é fundamental para poder comercializar seus produtos tranquilamente. A minha dica antes de tudo é que você faça um curso de higiene e manipulação de alimentos, pois dessa forma você estará apto a trabalhar com os mais diversos tipos de alimentos com um bom padrão de higiene. Além disso, você precisará do alvará de funcionamento da vigilância sanitária para poder operar no local e ele só será expedido se tudo estiver dentro das normas de higiene exigida.

O ideal a se fazer quando decidir levar sua ideia a sério de verdade é a contratação de um contador para auxiliar no processo de legalização dessa nova confeitaria. Dessa forma você poderá ter sua empresa registrada na junta comercial, obterá seu CNPJ, terá a autorização municipal e poderá iniciar seu trabalho normalmente.

como abrir uma confeitaria

Investimento para abrir uma confeitaria

Não tem como montar uma confeitaria sem pensar e planejar o investimento necessário para abrir tudo isso. O gasto total dependerá de vários fatores como o tipo de confeitaria, o tamanho e a localização, mas certamente você irá necessitar de um bom valor, visto que logo de cara irá precisar alugar um ponto comercial para trabalhar. Além disso, virão gastos indispensáveis com a compra de freezers, um balcão refrigerado grande, mesas e diversos outros acessórios de trabalho que toda confeitaria irá necessitar. A propósito, não será pequena a quantidade de acessórios de trabalho, pois você precisará montar uma cozinha industrial completa se for mesmo produzir seus próprios produtos.

Além disso, você deverá investir na contratação de alguns funcionários para lhe auxiliar tanto na produção dos produtos quanto no atendimento aos clientes, assim também como a divulgação da nova confeitaria. Portanto, esse investimento poderá variar facilmente entre R$ 40 e R$ 100 mil Reais, dependendo da estrutura desejada para a empresa.

Leia também: Como montar uma fabrica de doces

Como montar uma confeitaria de sucesso?

Eu acredito que você não queira montar uma confeitaria comum na sua cidade ou queira investir nesse negócio apenas por acaso, mas esteja querendo obter o máximo de sucesso com ele. Então se esse for o seu objetivo, a minha dica é que foque sempre em produtos de grande qualidade, procure atender seus clientes de uma forma eficiente e busque maneiras de fidelizar a maior quantidade possível de pessoas ao seu negócio, pois isso significa lucro todos os meses.

O certo é que se você deseja saber como montar uma confeitaria de sucesso, precisará se dedicar bastante ao negócio, pois no inicio não será nada fácil e até conseguir se estabilizar de verdade no mercado poderá ter que conviver muito com os baixos lucros no negócio. Então espero que todas essas dicas tenham sido úteis de alguma forma para você e que consiga obter o máximo de sucesso atuando nesse ramo.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>