Como montar uma clínica de massagens [10 passos!]

Publicado por Jéssica Trabuco em 24 de dezembro de 2019

Veja abaixo meu guia completo com 10 dicas práticas que vão te mostrar como montar uma clínica de massagens do zero e começar a ganhar dinheiro com ela!

Coloque todas as informações de acordo com a sua realidade e corra para executá-las o mais rápido possível.

Observe:

1. Conheça o mercado de massagens


Você sabia que o Brasil é o segundo país com maior índice de estresse no mundo? Isso foi o que mostrou uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR).

Esse problema todo se dá em maioria por conta de trabalho e uma das melhores maneiras de se combater esse tipo de problema é aumentando a qualidade de vida – exatamente o que a massagem faz.

Com o excesso de informação e o dia a dia cada vez mais competitivo, a ansiedade e a depressão tomaram conta e cada vez mais as terapias alternativas estão sendo procuradas. Eu acredito que vivemos hoje no período onde as pessoas mais precisam desse tipo de cuidado.

Usando a abordagem certa para o seu serviço, será possível atrair um número grande de pessoas para a sua clínica de massagem.

Só que além de entender como esse cenário é no Brasil, meu conselho é que tente ver de forma ainda mais específica, aí na sua região. Assim vai ficar mais fácil, inclusive, escolher a região certa para montar suas instalações.

2. Faça um bom planejamento


A base para a sua clínica massoterapeuta dar certo é o bom planejamento. Analise quanto tem para investir e o que quer alcançar com esse negócio. Agora junte isso com o mercado da sua região.

Me diz: Como você pode usar o seu capital da melhor forma possível para atingir o seu público, dar o melhor para eles e se destacar na sua área?

Mesmo que não faça um plano de ação bem profissional nesse momento, coloque no papel os itens que não podem faltar, calcule os custos por mês, veja a melhor forma de chamar a atenção para a sua clínica…

Ter esse cuidado antecipado vai te ajudar a se preparar para o que vem pela frente da melhor forma possível. Vai dar para colocar o pé onde você alcança, evitando surpresas ruins e tendo maior controle do negócio.

3. Se especialize


como montar uma clínica de massagens

Não existe no Brasil (ainda) nenhuma obrigatoriedade de especialização para oferecer os serviços de massoterapia, mas se você quer mesmo ganhar dinheiro nessa área, precisa entender a importância da especialização.

Existem diversos cursos, presenciais e pela internet, de vários segmentos de massagem, que podem ser feitos e que vão agregar muito no seu trabalho.

Quanto mais experiência e conhecimento você tiver, melhor será a sua massagem e melhor a experiência dos seus pacientes.

Então, caso ainda você não tenha tido nenhum tipo de contato com uma capacitação, comece a procurar. Veja a que cabe no seu orçamento e que está dentro do que você acredita e gosta.

Oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes é um dever seu, já que quer montar esse tipo de projeto. Sem falar que é o melhor caminho (e para mim o único) de conseguir ter sucesso nessa área.

Esteja atento aos tipos de massagens que estão em alta

A especialização também vai te ajudar a entender quais são as técnicas mais procurados no momento e assim dar ao seu cliente o melhor que puder.

A massagem com pedras quentes, a Abhyanga que utiliza óleo e a massagem desportiva são bons exemplos de técnicas com boa procura no mercado.

Além delas, também é possível oferecer outros serviços, como a massagem Destoxi Drenante que foca na redução de inchaços abdominais e drenagem do organismo e a técnica da bambuterapia, que é uma massagem utilizando Bambus.

Se você quer mesmo ganhar dinheiro com massagens precisa dar muita atenção a isso.

4. Legalização: Dá para começar como microempreendedor!


Por mais que não precise de uma especialização nesse projeto, posso te assegurar que não tem como montar uma clínica de massagens sem cuidar da sua legalização.

A boa notícia é que não existe nada de complexo ou específico para esse negócio. Vá atrás de um bom escritório de contabilidade e peça que cuidem da abertura da sua empresa.

Além de conseguir o seu CNPJ, será necessário alvará de funcionamento da Prefeitura, Vigilância Sanitária e dos Bombeiros – pelo menos.

É muito importante que toda a sua estrutura esteja dentro das exigências legais. Isso não é só para conseguir a licença não, mas para dar a melhor condição possível para quem for até a sua clínica.

Se você quiser começar de uma forma menor e sem tanta burocracia, a boa notícia é que você pode abrir uma empresa MEI. Basta acessar o portal do empreendedor e seguir o passo a passo. Em menos de cinco minutos você estará formalizado, com limite para faturar até R$81 mil por mês.

5. Escolha o local ideal


Quanto mais gente passar pela região, melhor para você. Pensando em relação ao estresse do brasileiro, eu diria ainda mais: Onde houver maior aglomeração de empresas, escritórios e lojas, você terá mais chance.

Só que além disso, é preciso pensar no que cabe no seu orçamento. Não dá para começar o negócio acima do que pode pagar. Tente alinhar uma coisa com a outra.

Também vale a pena analisar se o local tem estacionamento na frente ou perto e se o acesso por meio de transporte público é tranquilo.

6. Monte a estrutura da sua clínica de massoterapia


A boa notícia é que montar a estrutura de uma clínica de massagens não é complexo e nem precisa ser caro. Uma sala comercial de uns 45 m² já é suficiente para começar.

Você vai precisar basicamente de:

  • Área de recepção;
  • Sala de atendimento;
  • Sanitário;
  • Uma copa (opcional).

No começo da maioria das clínicas, a própria recepção se torna também a área administrativa.

Se você tiver um pouco mais de espaço e de capital, vale a pena montar um escritório, mas o mais importante é começar com as possibilidades que se tem no momento e o mais importante é a área de atendimento ao cliente.

A única coisa que você precisa prestar atenção no seu espaço é em torná-lo agradável, sereno, aconchegante e um espaço de paz.

Por isso tome cuidado com a iluminação e com as cores de paredes e de móveis, sem falar que vale a pena investir em um sistema de som (nem que seja uma caixa) com uma playlist especial.

7. Equipamentos e materiais utilizados na massoterapia


abrir uma clínica de massagens dá dinheiro

De acordo com o Sebrae, os materiais utilizados na massoterapia são:

  • Macas para massagem;
  • Colchões especiais;
  • Cadeiras especiais para massagem;
  • Cadeiras para alongamentos;
  • Massageadores;
  • Equipamentos próprios para aplicação de massagem;
  • Equipamento de som;
  • Ar condicionado.

Não se esqueça também da área de recepção e das questões administrativas. Para elas será preciso investir em uma mesa e uma cadeira, poltronas de espera, computador e impressora, cafeteira, filtro de água, prateleiras ou estante.

Lembrando que todos os equipamentos que você vai precisar dependem exclusivamente dos tipos de serviço que deseja oferecer aos seus clientes. Então tenha isso tudo definido lá no seu planejamento antes de sair comprando qualquer coisa que seja por aí.

Onde comprar equipamentos e materiais para sua clínica

Existem muitas empresas que trabalham especificamente com esses produtos e equipamentos. O primeiro passo é procurar na sua região, caso não tenha, a gente passa para a internet.

Muitas empresas trabalham com venda online e fazem entrega em várias regiões do Brasil.

Fiz uma pesquisa e encontrei pelo menos cinco delas que podem ter exatamente o que você precisa para abrir sua clínica de massagem.

Analise mais informações sobre cada uma e escolha a que te der as melhores condições. Lembrando que você não deve ficar só nessas, procure mais até se sentir confortável em fechar negócio.

Observe abaixo algumas opções:

– Shopfísio

  • Site: https://www.shopfisio.com.br/
  • Telefone: 0800 721 8999

– Beleza 10

  • Site: https://www.beleza10.com.br/
  • Telefone: (11) 2816-7316

– Loja do terapeuta

  • Site: https://www.lojadoterapeuta.com.br/
  • Telefone: (47) 3037-3919
  • WhatsApp: (47) 99701-1000
  • E-mail: [email protected]

– Loja Magia Cosméticos

  • Site: https://www.lojamagiacosmeticos.com.br/
  • Telefone: (19) 3702-6884

– BCMED

  • Site: https://www.bcmed.com.br/
  • Telefone: (11) 4502-1157

8. Monte a melhor estratégia para atrair seus clientes


Tudo pronto na sua clínica, é hora de chamar os clientes. Por mais que seja importante, ter uma bela placa na frente não será o suficiente, é preciso pensar além!

Ter um serviço de qualidade é o básico. Sua massagem precisa ser maravilhosa e o atendimento ao cliente também, mas para chegar até aí ele precisa ser atraído, precisa sentir que ganhará alguma coisa a mais.

É por isso que eu trouxe algumas ideias de como atrair clientes para sua clínica de massagem:

  • Montar pacotes de massagem: Você pode colocar duas ou três massagens juntas com um preço especial. Isso fará com que o cliente conheça outras técnicas, aumentará o faturamento e pode ajudar no retorno.
  • Cartão vip: Essa é uma das ideias mais baratas e mais eficientes para conquistar novos clientes. A cada massagem ele vai ganhar um carimbo no cartão. Na 10ª (ou na que você quiser) ele ganhará uma de graça.
  • Faça sorteios: Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa. Que tal oferecer a oportunidade de estourar um balão após a massagem e ver o que pode ganhar (podem ser produtos ou serviços)? É algo simples também, mas que funciona.
  • Ofereça cupons de desconto: Na era dos aplicativos, algo que entrou também na moda foram os cupons de desconto. Você pode oferecer isso através das suas redes sociais ou em panfletos distribuídos na região da sua clínica.

9. Divulgue!


Além das estratégias que eu mostrei acima, você precisa se preocupar em se manter vivo na mente das pessoas e a melhor forma de fazer isso é por meio da divulgação.

É possível fazer ela online e offline: por meio de panfletagem na região, por exemplo e também com um perfil ativo no Instagram.

Na internet as pessoas gostam de ver fotos bonitas, informações interessantes e diretas, sem falar nas promoções e sorteios – então coloque tudo isso no seu perfil.

Também dá para fazer anúncios com preços promocionais em alguns sites como peixe urbano, Olx e até em grupos de venda do Facebook.

Ter uma pessoa só para cuidar dessa parte, ou contratar uma agência especializada, é um investimento que pode ajudar muito o seu negócio a crescer.

10. Investimento financeiro para a abertura


O investimento para abrir uma clínica de massagens vai variar de acordo com o projeto de cada um, mas ainda segundo o Sebrae, será preciso ter entre R$20.000 a R$60.000. O órgão fez uma lista com as principais questões que você precisa resolver para colocar o seu negócio para funcionar, com a estimativa de valores.

Observe abaixo:

  • Maca de massagem – R$950
  • Cadeira especial para massagem – R$598
  • Cadeiras para alongamento – R$598
  • Colchões especiais – R$400
  • Lençóis e toalhas – R$1.500
  • Massageadores – R$600
  • Ar condicionado – R$1.600
  • Equipamento de som – R$1.000
  • Reforma e instalações – R$10.000
  • Capital de Giro – R$6.000
  • Computador – R$1.600
  • Impressora – R$400
  • Móveis para escritório – R$1.000
  • Telefone: R$200

Total: R$26.446

Monte já a sua clínica de massagens!


Só saber como montar uma clínica de massagens não vai fazer o seu sonho se transformar em realidade, agora depende de você! Estude o seu mercado, comece o planejamento e coloque tudo em prática o quanto antes.

Espero que o artigo tenha te ajudado.

Aproveite e veja também o artigo com ideias de tabela de preços para massagens corporais. Pois você vai precisar definir os preços dos seus serviços desde o começo.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

Deixe o seu comentário