Como montar uma borracharia

Definir como montar uma borracharia é um processo que pode demorar um certo tempo, pois não basta só querer investir nesse tipo de negócio, pois tudo requer o máximo de planejamento. O certo é que uma borracharia pequena pode dar resultados muito interessantes se você conseguir trabalhar em um local apropriado.

Naturalmente o trabalho de um borracheiro não é nada fácil, visto que se trata de algo cansativo e que requer um certo conhecimento na área para prestar bons serviços. Além do mais, para iniciar o trabalho em uma pequena borracharia será preciso investir um bom dinheiro na compra de maquinas e ferramentas de trabalho.

Como montar uma borracharia?

Ao pensar em como montra uma borracharia, é importante pensar logo de cara na localização que seu novo negócio terá, já que esse pode ser um fator determinante para o sucesso ou não de uma pequena borracharia. Certamente, você fará um maior sucesso se conseguir um ponto nas proximidades de locais bem movimentados, como rodovias, em postos de gasolina ou avenidas onde circula uma grande quantidade de veículos.

O tamanho da borracharia nem precisa ser algo tão expressivo, mas o ideal é ter um espaço maior na parte de fora para que os veículos possam estacionar e que seja possível prestar seu serviço ali mesmo. Normalmente o espaço interno de uma borracharia é utilizado apenas para colocar algumas maquinas e equipamentos necessários de trabalho, principalmente quando se trata de algo pequeno.

Então nesse inicio você deverá fazer um planejamento para seguir e entender, assim, como montar uma borracharia passo a passo. Defina qual será o local de montagem, quais os equipamentos necessários para trabalhar, os tipos de serviços que serão prestados em uma borracharia e faça uma base do valor que precisará investir para montar seu pequeno negócio.

Leia também: Como administrar um estacionamento

como montar uma borracharia

Maquinas necessárias para uma borracharia

O principal investimento para quem está querendo saber como montar uma borracharia vai ficar por conta da compra de maquinas e ferramentas de trabalho. Em alguns casos esses equipamentos podem exigir um grande investimento, já que trata-se de acessórios um pouco caros. Veja abaixo uma pequena lista dos principais equipamentos que precisará comprar para sua nova borracharia:

  • Diversos tipos de chaves, alicates e uma escova de aço.
  • 1 martelo de ferro e 1 de borracha.
  • Prateleiras para colocar ferramentas dentro da borracharia.
  • Uma maquina e uma lâmina para desmontar pneus.
  • 1 esmeril
  • Calibrador de pneus
  • 2 maquinas vulcanizadora
  • Pelo menos 2 tipos de macacos diferentes
  • 1 tanque de água

Lógico que tudo isso são só alguns equipamentos por alto que mencionei, já que existem muitas outras coisas simples que vão ser necessárias nesse processo de como montar uma borracharia pequena. Então comece fazer sua própria lista de compras, seja pesquisando junto a outras borracharias já existentes na sua cidade ou conversando diretamente com alguém que já trabalha nessa área e sabe o que realmente será necessário.

Funcionários para trabalhar na borracharia

Dependendo do tamanho da borracharia e da quantidade de clientes que poderá ter, é possível surgir a necessidade de contratar pelo menos mais uma pessoa para lhe ajudar diretamente na prestação dos serviços. No entanto, no inicio é sempre complicado contratar alguém logo de cara para trabalhar, já que ainda nem sabe se o negócio vai progredir ou não, então o ideal é dar um tempo e esperar os resultados começarem aparecer.

De qualquer modo se a clientela começar aumentar e a procura pelos serviços também estiver em alta, o melhor a fazer é contratar um novo funcionário para trabalhar na borracharia, porque isso faria com o trabalho fosse agilizado e ganharia bem mais dinheiro. Em rodovias bem movimentadas e nas proximidades de postos de gasolina essa demanda pode ser grande então vale a pena ter uma equipe pronta para atender sempre.

borracharia pequena

Investimento inicial para montar uma borracharia

O seu principal investimento para montar uma borracharia será na preparação do ponto de trabalho e na compra dos equipamentos básicas de trabalho. Com tudo isso, você vai gastar algo em torno de R$ 30 mil Reais para conseguir abrir uma pequena borracharia bem equipada.

Claro que o investimento pode ser um pouco superior a isso e vai depender do tamanho e da estrutura planejada para a borracharia em questão. No entanto, você poderá começar de forma simples e ir crescendo o negócio assim que ganhar uma certa estabilidade no mercado.

Como montar uma borracharia moderna

Muitos investidores novos estão buscando formas de montar uma borracharia moderna, que possa oferecer novidades a sua clientela e se tornar um grande diferencial na área, então você poderá inovar através de maquinas ou mesmo da forma como irá prestar os serviços, porém dificilmente conseguirá sair do modelo tradicional de trabalho que uma borracharia tem.

Uma boa ideia que vem sendo utilizada por várias pessoas atualmente é a montagem de uma borracharia 24 horas, sendo que o objetivo dela é estar sempre disponível a qualquer hora do dia ou da noite, porém nesse caso é importante avaliar muito bem alguns fatores antes de montar, principalmente a segurança do local. Investir em uma borracharia que presta serviços a domicílio também é algo novo que já podemos encontrar atualmente e que pode se tornar uma grande oportunidade de negócio para você.

Como fazer a divulgação do negócio?

O processo de divulgação após montar uma borracharia nova pode ser algo de suma importância para chegar mais rápido ao seu publico alvo e até mesmo facilitar o encontro da própria borracharia, por parte de quem está necessitando. Então a minha dica é que inicialmente invista na divulgação através do rádio, de anúncios nos jornais locais, anúncios em catálogos telefônicos e não se esqueça de criar seus próprios cartões de visitas para entregar a cada cliente.

Então espero que todas as dicas de como montar uma borracharia que foram citadas ao longo desse artigo sejam de grande utilidade para você e que consiga obter bons resultados trabalhando por conta própria no seu novo negócio. Continue lendo os próximos artigos e até breve.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>