Como montar uma boate: Manual para abrir a sua agora!

Publicado por Jéssica Trabuco em 21 de dezembro de 2018

Saber como montar uma boate da forma correta pode te ajudar a não ter dores de cabeça e a conseguir ganhar dinheiro em menos tempo. É por isso que eu escrevi esse artigo hoje para você. Quero te mostrar tudo que você precisa para começar.

O segmento de entretenimento com certeza é forte no nosso país e dependendo da região onde você mora, pode ser também uma grande oportunidade. O que não pode é você queimar sua ficha criando o empreendimento de qualquer jeito.

Existem cuidados e preocupações que você precisa ter para abrir uma boate que seja lucrativa de verdade. Se você quer ter sucesso nessa área, precisa buscar o máximo de conhecimento sobre esse tipo de projeto.

O que eu fiz aqui foi reunir em único lugar o máximo de informação possível! Você vai entender desde questões burocráticas até questões práticas como localização e investimento para tirar o projeto do papel.

Não se esqueça, no entanto, que tudo isso só vai valer de alguma coisa se você realmente colocar na ação! Venha saber como montar uma boate para agir o quanto antes.

Mercado


Você sabia que o mercado de entretenimento no Brasil movimenta mais de R$200 bilhões todos os anos? É muito dinheiro e você pode, com certeza, ter uma parcela desse faturando para o seu negócio.

Esse é um dos melhores mercados para se investir, mas não ache que isso significa que trabalhar na área é fácil e que é só abrir alguma coisa que rios de dinheiro vão entrar no seu bolso.

É um mercado muito competitivo e onde o público é muito exigente. Se você quer mesmo entender como montar uma boate, esteja disposto a dar o seu melhor todos os dias por ela.

As pessoas têm tendência a enjoar rápido de algo e para isso não acontecer você precisa ser uma água. Você precisa ter boas ideias para ganhar dinheiro à noite.

Já parou para se perguntar se está mesmo pronto para se dedicar totalmente ao seu negócio dessa forma? Ter essa vontade, mais o conhecimento que terá aqui, são fundamentais para te fazer ganhar dinheiro.

Ah, uma observação: Por mais que o mercado nacional seja positivo, você precisa avaliar como ele é aí na sua região. Existe outra boate por aí? O que as pessoas gostam?

Leia também: Como montar um bar pequeno com pouco dinheiro

Primeiro ponto: Planeje-se!


como montar uma boate

Você acha mesmo que um negócio do segmento de entretenimento não precisa de planejamento? É claro que precisa – e muito! Por isso é hora de você sentar um pouco e colocar no papel como as coisas serão.

Não precisa se preocupar em fazer algo profissional agora, o importante mesmo é que você tenha pontos bem claros e definidos para avaliar o que pode ser feito com eles a partir disso.

Por exemplo: Você sabe quanto tem para investir? Isso é importante! Além disso, consegue pensar em quantas pessoas quer atender e quais dias da semana vai funcionar? Como será o bar e o sistema de som?

Ter tudo isso anotado em um local que seja de fácil visualização vai permitir que você tenha uma noção completa do seu negócio. Isso permite que você desenhe as melhores estratégias dentro do investimento que você pode fazer.

O planejamento te dá uma base mais segura para expandir o negócio. Mesmo que você comece pequeno, ele permite que você cresça.

Defina o tipo de boate que quer montar


Não tem condições de te mostrar como montar uma boate sem te lembrar que existem vários segmentos dentro desse tipo de empreendimento. Existem boates infantis, boates temáticas, boates que tocam rock, sertanejo, boates LGBTs… São várias opções!

Essa é uma questão que você já precisa definir no planejamento, mas como é um ponto importantíssimo, eu resolvi dar um reforço por aqui.

A escolha do segmento que você quer atuar vai influenciar totalmente o seu negócio e te mostrar quais são as outras decisões que você tomará para atrair o seu público alvo da melhor forma possível.

Não se esqueça de avaliar como são as pessoas na região que você quer trabalhar para definir o segmento. Você não pode achar que algo é bom, precisa analisar para não jogar o seu dinheiro fora.

Legalize o seu negócio!


Você sabe como abrir um CNPJ? Porque não dá para abrir uma boate sem fazer isso. É preciso legalizar o seu negócio como acontece com qualquer outro empreendimento que exista no mercado.

Caso você não entenda muito sobre essas coisas, minha dica é que você contrate um escritório de contabilidade – além de ter conhecimento do que é preciso fazer, eles já têm experiência e farão isso em tempo hábil.

Além dessas questões burocráticas comuns, você precisa dar uma atenção especial para as licenças que você precisa ter da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Esses dois órgãos vão te ajudar a ter a estrutura correta para dar segurança ao seu público.

Questões higiênicas e questões de segurança contra incêndio precisam ser sua prioridade e precisam ficar destacadas aí na lista de como montar uma boate.

Cuide do isolamento acústico do som


Essa é uma dica extra que eu resolvi te dar, mas que é muito importante para que você não tenha problemas com a vizinhança.

Não sei se você sabe, mas existe uma lei que permite que faça barulho até as 22h e depois disso existe um volume máximo que se precisa respeitar. É impossível ter uma boate bombando com esse volume e é por isso que você precisa se precaver.

A melhor maneira de deixar o volume bem alto dentro do estabelecimento e não deixar vazar o som para a vizinhança é fazendo um bom projeto para isolamento acústico.

Contrate um bom arquiteto para cuidar dessa parte do seu negócio – e você já aproveita também para deixar a boate bem bonita!

Como montar uma boate: Cinco coisas estruturais


montar uma boate

Entendendo algumas questões de planejamento e burocracia em relação a como montar uma boate, é hora de a gente seguir para as questões estruturais. São basicamente cinco e eu separei cada uma delas para que você não deixe nada importante passar despercebido.

É importante lembrar que essas questões são gerais e que para você ter um resultado melhor é preciso modelar cada uma delas de acordo com a sua região, com o seu público alvo e também com o tipo de investimento que você está disposto a fazer nesse momento.

Outra coisa que não posso evitar falar é que nenhum desses pontos fará qualquer efeito na vida do seu negócio se você não colocar em prática.

Aprender a teoria é importante, mas é só na ação que a gente consegue fazer as coisas acontecerem de fato. Então fique ligado!

Agora veja como montar uma boate na prática:

1. Localização da boate

Tem aí na sua cidade uma região que costuma ser badalada? Sabe aquela área onde as pessoas costumam se reunir na noite? Normalmente são lugares centrais com acesso fácil para ir e vir e perto de outros tipos de empreendimentos, seja bar ou até mesmo outras boates.

Você precisa ser visto e facilmente encontrado! Então dê uma volta pela sua região e anote quais são as áreas mais movimentadas e onde você consegue encontrar com facilidade pessoas que vão gostar do seu tipo de boate.

2. Estrutura

A estrutura de uma boate varia de acordo com o tipo do negócio, com o quanto você precisa investir e também com as exigências dos órgãos competentes.

O que eu posso te apresentar, no entanto, são alguns setores que a gente encontra normalmente em boates e outros empreendimentos no segmento do entretenimento.

Observe abaixo:

  • Estacionamento;
  • Bilheteria;
  • Banheiros;
  • Camarins;
  • Palco;
  • Recepção;
  • Bar;
  • Salão com pista, assento, sonorização, mesas;
  • Área para camarote;
  • Vestiários;
  • Almoxarifado;

3. Equipamentos para boate

É outro ponto que varia de acordo com as suas decisões sobreo negócio, mas basicamente você vai precisar de equipamentos para palco (o que envolve questão de iluminação e som, como caixas, equipamento para dj, microfones), equipamentos para efeitos especiais como máquina de fumaça; telão, prateleiras para bar, cadeiras e bancos.

São muitas coisas que você vai precisar, mas só dá para definir depois que o seu planejamento estiver fechado.

A parte de equipamento também é importante nesse guia de como montar uma boate e você precisa ter cuidado para escolher um maquinário que tenha boas condições de uso e que não cause nenhum problema.

4. Funcionários

Todos os funcionários contratados precisam ter uma coisa em comum: Eles precisam saber lidar com as pessoas. O atendimento do seu negócio precisa ser exemplar porque essa é uma das coisas mais importantes em qualquer tipo de negócio.

Basicamente você vai precisar dos seguintes profissionais:

  • Segurança;
  • Auxiliar de som;
  • Auxiliar de iluminação;
  • Garçons e Barmens;
  • Recepcionistas;
  • Pessoas para bilheteria;
  • Auxiliar de limpeza;
  • Gerente;
  • Produção;

5. Investimento

O investimento para montar uma boate de pequeno porte é de aproximadamente R$250.000. É claro que não é o valor exato para você abrir o seu negócio, porque existem variações que ocorrem de acordo com suas decisões, mas dá para você se basear.

Lembre-se que além do investimento financeiro, o seu negócio precisa do seu investimento pessoal e profissional para dar certo. O empreendedor presente faz com que o negócio cresça de outra forma.

Trabalhe a imagem da boate na internet


Não adianta só saber como montar uma boate, você precisa pensar em como vai fazer com que a imagem dela seja divulgada a ponto de causar interesse nas pessoas e encher a bilheteria nos dias de funcionamento.

Hoje em dia, sem dúvida, a melhor maneira de fazer isso é tendo uma boa estratégia de comunicação por meio da internet. Ter as redes sociais sempre atualizadas e criar uma linguagem que te faça interagir com o público é fundamental.

O mais interessante é que você contrate uma agência especializada nesse tipo de trabalho para te ajudar. Acredite: É um investimento que te trará um retorno incrível!

Leia também: Como montar um salão de festas

Comece a trabalhar!


O que lhe resta agora é colocar tudo que aprendeu sobre como montar uma boate em prática! Não importa o medo ou a insegurança que te dê, não deixe que nada te impeça de dar o próximo passo atrás dos seus sonhos.

E se você quiser saber quanto dá para lucrar com esse negócio, recomendo que veja o artigo explicando quanto ganha um dono de boate, que a gente publicou aqui no site.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário