Como montar uma barraca de feira livre

Muitas pessoas querem saber como montar uma barraca de feira livre para poder começar vender seus produtos na feira de uma cidade e pensando nessa possibilidade nós resolvemos juntar algumas dicas simples que podem ser muito úteis nesse momento.

Geralmente todas as cidades tem um local especifico para o agrupamento de pessoas e vendedores com suas barracas. Eles locais são as famosas feiras livres e nelas é possível encontrar praticamente de tudo, sendo que na maioria das cidades esses espaços são devidamente organizados e divididos em pequenos espaços que ficam dentro de um “mercadão”.

Escolha quais são os produtos que irá vender

Não adianta querer montar uma barraca de feira sem um planejamento inicial e essa é uma regra para todos os tipos de negócios que vamos iniciar. Portanto, comece escolhendo quais serão os produtos que irá vender.

Geralmente as barracas em feiras livres vendem todos os tipos de produtos e não tem foco em um produto único. Dentre esses produtos estão alimentos, frutas, verduras, utensílios para o lar, coisas para o dia a dia e muito mais, então comece fazendo sua lista com os produtos que irá trabalhar.

Juntamente com sua lista de produtos é importante começar pesquisar por fornecedores do ramo, onde possa comprar no atacado com preços acessíveis e revender com um bom lucro. Então seu primeiro passo para montar uma barraca de feira é esse e não adianta pular essa etapa pois tudo tende a dar errado no futuro.

Leia também: Como encontrar fornecedores

como montar uma barraca de feira

Faça seu contrato com a organização da feira livre

Talvez você não sabe, mas todas as feiras livres tem uma equipe administrativa que organiza e fiscaliza tudo que acontece naquele ambiente. O certo é que para conseguir montar uma barraca de feira e começar trabalhar você precisará procurar essa diretoria e fazer seu contrato.

As feiras livres são administradas pelas prefeituras municipais e esse contrato é, nada mais nada menos que, o aluguel daquele espaço que irá trabalhar. Então todos os meses será emitido um boleto e você deverá efetuar o pagamento referente ao valor cobrado para se ter uma barraca naquele local.

Sem isso você não vai conseguir montar sua barraca e começar trabalhar, afinal, tudo requer uma boa organização. A minha dica nesse momento é que procure ter esse contrato e assim que começar trabalhar se legalize para ter um negocio dentro da lei.

Leia também: Como montar uma empresa como autônomo

Como montar uma barraca de feira desmontável

Em determinadas cidades existe também o espaço para quem deseja montar uma barraca de feira desmontável. São aquelas pessoas que montam e desmontam suas barracas todos os dias, deixando assim o local livre nos dias em que não há vendagem de produtos.

A grande vantagem desse tipo de negócio é que o preço cobrado geralmente é mais baixo que o de uma barraca fixa, porém com certeza você terá muito mais trabalho todos os dias, pois precisará montar, desmontar, levar os produtos e a barraca para casa. Então pode ser que dê muito certo para você, porém vale a pena avaliar as duas opções.

barraca na feira livre para trabalhar

Outra desvantagem de trabalhar com uma barraca desmontável é que na maioria dos lugares elas ficam na rua ou em uma área especialmente para os vendedores e compradores, mas em tempos de chuva, por exemplo, essa opção acaba não sendo nada agradável.

Vale a pena trabalhar dessa forma?

Eu sei que seu objetivo é saber como montar uma barraca de feira livre para começar trabalhar, mas será que essa opção vale a pena? Será que esse negócio da dinheiro?

Bom, como eu já observei e pesquisando junto a alguns amigos que trabalham dessa forma, eu pude chegar a conclusão que vale a pena sim, mas para isso é preciso levar em consideração alguns fatores importantes, como: A quantidade de pessoas que frequenta a feira livre, o local onde irá montar sua barraca, os concorrentes, a qualidade dos produtos que irá vender, os preços e principalmente a sua capacidade de trabalhar nesse tipo de negócio.

Então são muitas coisas a se analisar antes de montar uma barraca de feira, porém todas elas são importantes e podem fazer uma grande diferença para que você alcance o sucesso trabalhando por conta própria.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>