Como montar um pequeno negócio

Como montar um pequeno negócio – O mercado vem crescendo muito e juntamente com esse crescimento vem surgindo muitos empreendedores novos apostando nos pequenos negócios como meio principal para trabalhar.

A verdade é que esse tipo de negócio tem um foco maior em cidades pequenas e em opções de baixo investimento inicial. Então você precisará passar por algumas etapas focando sempre no potencial e nas necessidades da sua região para se dar bem. Nós selecionamos aqui hoje algumas dicas importantes para montar seu pequeno negócio com sucesso.

Estudar o mercado regional em busca de uma ideia

Mesmo que você esteja querendo montar um negócio em uma cidade pequena, com uma baixa concorrência e tudo mais, é preciso analisar e fazer uma pesquisa avançada para tentar encontrar a opção ideal para se investir.

Naturalmente não é nada fácil encontrar uma boa ideia de negócio para se montar, por esse simples motivo você deve vasculhar sua região para tentar descobrir possíveis necessidades das pessoas e tentar supri-las por meio de um negócio próprio. Esse é um passo que pode demorar um pouco para ser concretizado, porém só dessa forma será possível trabalhar em um negócio rentável de verdade.

O certo é que ao montar um pequeno negócio novo na sua cidade, a tendencia que ele venha a ganhar credibilidade é muito grande, principalmente se a concorrência na área for pequena. Sem falar que as pessoas adoram novidades e esse deve ser o seu foco sempre, pois mesmo se tratando de um negócio pequeno, é importante trabalhar como se fosse uma grande empresa.

Leia também: Pequenos negócios que dão lucro

Como montar um pequeno negócio

Buscar um ponto comercial para se instalar

Quando pensamos em montar um pequeno negócio lembramos logo de um espaço pequeno e bem apertado, porém isso é algo que não se encaixa mais a esse tipo de empresa, pois o tamanho do espaço não é referente ao tamanho da empresa.

O recomendado é que você prese sempre por um espaço adequado, tanto para expor seus produtos quanto para receber sua clientela. O trabalho em geral depende exclusivamente de um local apropriado para a empresa, então tente encontrar algo que não atrapalhe o funcionamento correto da sua empresa.

Outro fator muito importante também é a localização do seu estabelecimento comercial, já que quanto mais próximo de locais onde a presença de pessoas é maior, melhores serão seus resultados. Então por se tratar de um pequeno negócio, você não precisa estar ao lado das grandes empresas e concorrendo diretamente com cada uma delas, pois isso será inútil. O ideal é explorar locais menos turbulentos como bairros mais afastados do centro onde tenha um bom publico ou mesmo ruas onde a quantidade de concorrentes seja pequena ou nula.

Leia também: Como escolher o ponto comercial

Ideias de pequenos negócios para montar

Nem sempre conseguimos gerar ideias interessante para montar um pequeno negócio e esse é um fato normal, porém para quem já pesquisou e mesmo assim vem enfrentando dificuldades para se decidir em qual área irá trabalhar, nós selecionamos algumas sugestões de negócios pequenos:

  • Montar uma loja de esportes – Esse é um tipo de negócio que pode ser montado em cidades onde as pessoas adoram praticar esportes. Faça uma pesquisa e tente saber se o publico local tem interesse nesse tipo de loja ou não. Além disso poderá diversificar seus produtos vendidos e atender todos os tipos de esportes em um único lugar.
  • Abrir uma pastelaria pequena – Montar um pequeno negócio no ramo de alimentos rápidos, como uma pastelaria, pode ser uma boa opção e que venha gerar resultados satisfatórios para você. Afinal, esse é um tipo de produto consumido em todos os locais.
  • Montar uma loja de sucos – Em cidades turísticas, próximo a escolas ou mesmo em praças bem movimentadas, uma loja de sucos pode cair muito bem e essa é uma das tantas opções que você pode analisar para investir.
  • Montar uma loja de ferramentas – Poucas pessoas lembram durante uma pesquisa, mas as lojas de ferramentas para trabalhar ou mesmo para o uso comum no dia a dia pode ser uma ideia interessante de pequeno negócio a se investir.
  • Montar uma loja de importados – Você já deve saber que os produtos importados vendem muito aqui no Brasil e a verdade é que essa é uma das melhores opções a se investir. Você poderá trabalhar com muitos produtos no mesmo local e ganhar uma grande quantidade de clientes.
  • Montar uma empresa de marmitex – Vender comida em marmitas é algo que muita gente já faz e você também pode montar um pequeno restaurante para receber clientes e distribuir seus marmitex. O ideal é começar analisando se as pessoas tem essa necessidade para só depois pensar em montar seu pequeno negócio.

montar um negócio pequeno

Como divulgar um pequeno negócio?

Após conseguir montar um pequeno negócio e ganhar uma certa estabilidade no mercado para começar trabalhar, é o momento propício para divulgar e tentar alavancar suas vendas. Esse processo visa mostrar para seu publico alvo que sua empresa está em funcionamento e é através dessa divulgação que se consegue os primeiros clientes.

Para fazer com que sua propaganda dê certo e gere resultados, é importante utilizar ferramentas de divulgação que tem um bom funcionamento na sua cidade. Poderá comprar espaços publicitários em jornais locais, anunciar nas rádios, fazer panfletagem, investir na publicidade em outdoors e muito mais.

O objetivo principal dessa divulgação no inicio do negócio é, justamente, ganhar destaque perante o publico regional e mostrar que sua empresa está em funcionamento, pronta para receber os novos clientes. Sem investir nessa publicidade, será bem mais difícil dar uma alavancada nas vendas.

Comece montar um pequeno negócio

Com certeza você irá encontrar algum tipo de dificuldade ao montar um pequeno negócio, mas saiba que isso é totalmente normal e necessário, afinal só com um bom planejamento, uma pesquisa intensa e um trabalho árduo será possível abrir as portas da sua nova empresa com sucesso.

Então espero que você tenha gostado de todas as dicas e informações que coloquei nesse artigo. Aproveite também para compartilhar essas informações com seus amigos nas redes sociais e continuar lendo os próximos artigos do blog.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>