Como montar um mini mercado

Então você está querendo saber como montar um mini mercado na sua cidade? Pois bem, esse pode ser um dos pequenos negócios mais interessantes para investir atualmente, principalmente, se você mora em uma cidade de pequeno porte ou deseja focar exclusivamente em um bairro da cidade.

Naturalmente esse tipo de negócio não traz os mesmos resultados que supermercados mais completos, pois o foco principal de um mini mercado é no atendimento momentâneo de uma necessidade no bairro. Então não se preocupe em criar algo muito grande, pois os resultados podem não ser tão satisfatórios a ponto de suprir os gastos mensais.

Como montar um mini mercado?

Inicialmente o que você vai precisar para entender como montar um mini mercado é de uma pesquisa de mercado. Através dessa avaliação será possível entender as reais necessidades das pessoas naquela localidade, saber se terá alguma chance de sucesso, os tipos de produtos que a população mais necessita e a concorrência que terá pela frente.

A partir desse momento você já terá uma noção básica e poderá criar suas próprias ideias para montar um mini mercado futuramente. Caso tenha alguma duvida com relação a esse processo, o mais indicado é que procure um profissional do ramo ou mesmo o ponto do Sebrae na sua cidade para pedir orientação e saber os procedimentos legais para abrir seu novo mini mercado.

como montar um mini mercado

A estrutura de um mini mercado

O ponto comercial onde irá se instalar, assim também como a organização do local, será algo de suma importância para elevar suas vendas e mesmo que você esteja querendo saber como montar um mini mercado esse será um fator muito recomendado para começar com o máximo de eficiência.

O ideal é que esse local onde irá montar um mini mercado seja em uma rua bem movimentada do bairro e de fácil acesso, pois esses são pontos favoráveis na hora de ganhar a clientela. No entanto, se já existe grandes supermercados nas proximidades, o melhor a fazer é tentar encontrar outro lugar onde possa se instalar, porque um mini mercado dificilmente vai conseguir bater de frente com grandes concorrentes como esse.

Leia também: Pequenos negócios de sucesso

Investimento inicial para abrir um mini mercado

O investimento inicial para montar um mini mercado na sua cidade vai ficar basicamente por conta da organização do local, da compra de expositores, pequenas mesas, um freezer grande, prateleiras e outros equipamentos básicos que serão indispensáveis para a montagem correta de um pequeno mercado desse tipo.

Se tratando de dinheiro, o seu gasto para começar seu próprio empreendimento vai ficar em torno de R$ 30 a R$ 40 mil Reais. Uma grande parte desse gasto vai ficar por conta da compra dos produtos que serão vendidos no mini mercado, porém esses valores podem ser bem maiores, dependendo da quantidade de produtos que deseja colocar a venda.

mini mercado

O que vender em um mini mercado?

Se fossemos listar aqui tudo o que poderá colocar a venda após montar um mini mercado, com certeza a lista seria muito grande, mas de um modo geral, o seu foco deverá ser em produtos alimentícios e utensílios necessários para o dia a dia. Veja abaixo uma pequena lista do que poderá vender no seu novo mini mercado:

  • Vender alimentos tradicionais (feijão, arroz, macarrão, farinha, sal e outros produtos comuns)
  • Vender utensílios (barbeadores, pilhas, conservas, etc)
  • Vender doces
  • Bebidas
  • biscoitos variados
  • E muito mais

Lógico que tudo isso são só alguns dos produtos mais comuns que poderá adquirir para vender no seu próprio mercadinho. O que indico, caso não tenha ideias de produtos para vender, é que pesquise em outros mini mercados desse tipo e verifique quais os produtos que estão sendo vendidos ali, assim também como os que não tem e que poderá colocar a venda.

Divulgação de um mini mercado no bairro

Ao montar um mini mercado também existirá a necessidade de divulgar o negócio para tentar chegar ao maior número de clientes possível. Além disso, uma boa divulgação local pode ajudar muito a criar uma marca conhecida e dar aquele destaque que seu mini mercado tanto precisa.

Essa divulgação deve começar por meio da publicidade boca a boca, não porque essa é a forma mais fácil, mas porque é a mais eficiente para novos negócios desse tipo. Claro que você não precisará ficar somente nela, já que o mercado nos oferece uma vasta quantidade de opções, como a panfletagem, os anúncios em rádios, jornais ou mesmo na internet. O que deverá levar em consideração, realmente, é o meio que melhor atinge o seu publico alvo.

Vale a pena montar um mini mercado?

Montar um mini mercado é algo de baixo investimento, mas que tem foco em um único bairro, é algo que poderá gerar um bom dinheiro, mas que também poderá sofrer com a concorrência de grandes supermercados. E afinal, vale a pena ou não abrir um mini mercado de bairro?

O certo é que não será nada fácil dizer se vale a pena ou não investir nessa oportunidade de negócio, pois existem muitos fatores a se analisar e que só uma boa pesquisa de mercado irá poder definir. Então na minha simples opinião, vale a pena sim montar um mini mercado de bairro, desde que existam pessoas interessadas e necessitadas dos produtos que serão vendidos.

Comece analisar desde já para conseguir iniciar seu novo negócio. Espero que tenha entendido o básico sobre como montar um mini mercado e agora é só começar planejar como será o começo desse novo empreendimento.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>