Como montar um mercadinho

Investir em pequenos negócios é algo que já vem sendo feito com uma grande intensidade em todo o Brasil e montar um mercadinho de bairro pequeno é uma das tantas opções disponíveis para esses investidores novos.

Geralmente esse tipo de negócio é montado em locais pequenos, que não chegam a ser do tamanho de um supermercado, mas que possa expor todos os produtos vendidos e receber um pequeno publico consumidor. Mesmo se tratado de algo muito pequeno, é possível obter bons resultados com ele e logo abaixo irei mostrar como conseguir isso e as dicas para você que pretende focar nesse ramo de negócio.

Foque em bairros mais afastados do centro

Não adianta querer montar um mercadinho pequeno no centro da cidade, junto aos grandes concorrentes como hipermercados, supermercados e grandes lojas, pois dificilmente irá conseguir se manter e potenciais clientes fieis ao seu negócio. Então será um verdadeiro tiro no pé.

O que você deve fazer nesse caso é focar em bairros mais afastados do centro, onde possa montar seu mercadinho e atingir um grupo de consumidores fixos. Lógico que seus clientes não serão como os de um grande supermercado e provavelmente terá concorrentes também, no entanto será mais fácil conquistar sua clientela e assim terá a certeza de que todo mês eles voltarão a comprar.

Então a lógica é simples para montar um mercadinho pequeno e obter sucesso com ele: Afaste-se dos grandes concorrentes, foque em um publico menor e tente fidelizar a maior quantidade de clientes possível, para se tornar uma referencia no bairro todo.

Leia também: Como montar uma mercearia pequena

como montar um mercadinho

Investimento para montar um mercadinho pequeno

Assim como em todos os negócios, para montar um mercadinho de bairro você precisará investir inicialmente um certo valor que pode ser algo variável, afinal tudo depende do tamanho pretendido, da estrutura para trabalhar e de pequenos gastos comuns com a montagem desse tipo de negócio.

Naturalmente você vai precisar encontrar um bom ponto comercial para alugar, podendo ser em uma rua bem movimentada do bairro, e esse será o seu primeiro gasto. Também será preciso investir em outras coisas necessárias, como expositores para produtos, pequenas mesas, freezers para colocar produtos congelados, prateleiras e muitos outros pequenos detalhes.

Tudo isso é só o necessário para instalar seu mercadinho e deixar tudo em pleno funcionamento. Como foi dito anteriormente, tudo é variável nesse tipo de negócio mas de um modo geral acredito que o investimento minimo para começar fique na faixa dos R$ 20 mil Reais.

Tente encontrar bons fornecedores de produtos

Uma das grandes dificuldades de quem resolve montar um mercadinho é justamente com relação aos fornecedores de produtos. O certo é que em determinados locais se torna bem difícil encontrar fornecedores para empresas muito pequenas, como é o caso dos mercadinhos de bairros.

A minha dica nesse caso é que faça uma pesquisa junto aos grandes supermercados da sua cidade para tentar descobrir quem são seus fornecedores e assim poder se tornar uma mini empresa com preços competitivos no mercado. Aproveite também e faça pesquisas em outras localidades, na internet ou em catálogos comerciais para descobrir fornecedores de produtos.

Leia também: Como encontrar fornecedores?

montar um mercadinho pequeno

Como divulgar um mercadinho de bairro?

O processo para montar um mercadinho não se encerra após ter tudo bem organizado e com os produtos disponíveis para vender. É preciso pensar em outro fator muito importante que vai fazer total diferença na hora de buscar os primeiros clientes. Estou falando da divulgação.

Esse processo será responsável pela tomada de conhecimento do seu negócio por parte dos novos clientes e por se tratar de algo pequeno, voltado somente para o publico do próprio bairro, não há a necessidade de utilizar meios muito amplos para divulgação. O recomendado é que foque na foque na divulgação boca a boca, poderá contratar um carro de som para anunciar pelas ruas do bairro, distribuir panfletos ou algo do gênero.

Nesse inicio você deverá, simplesmente, convidar seu publico alvo para conhecer seu novo negócio. Então será uma estratégia de atração para tentar converte-los em clientes fieis.

Leia também: Divulgue antes de montar seu negócio

Planeje como montar um mercadinho

Como pôde ver até aqui, o processo para montar um mercadinho exige baste trabalho e sobre tudo um amplo planejamento. A proposito, o planejamento deve ser algo muito bem feito com antecedência, pois só dessa forma terá a certeza de que está começando de forma correta.

Então espero que tenha gostado de todas as dicas e informações que colocamos aqui. Aproveite também para continuar lendo nossas próximas dicas. Até breve!

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Ellen diz

    Gostaria de montar um mercado alimenticio mas não tenho ideia de como começar. Se algum puder entrar em contato e me enviar sugestões aceito.
    face: ellencarvalho.23 / 98 81981381

  2. onivaldo cesar valese diz

    tenho padaria a 30 anos mas hoje o movimento caiu abrio 1 supermercado a 200 mts o meu espaco e grande 9p10mts de frente e a area de servico tben e guero saber gual segmento gue deria agregar a este ramo …casa de doces industrializado ou mercadinho……porgue abrimos muito ced0o as 5hs e fechamos as 19.30ahs obrigado.

  3. renata diz

    trabalho a 14 anos na area adminstrativa de uma empresa, mais já me cansei, gostaria de montar algo para eu trabalhar com minha filha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>