Como montar um comércio

Você já sabe como montar um comércio? Na verdade esse é um dos maiores sonhos de 90% dos brasileiros, ou seja, praticamente todos desejam conquistar a independência financeira trabalhando em algo próprio. No entanto, mesmo sendo algo tão almejado, poucas pessoas conseguem realmente obter exito nos negócios próprios.

Então para você que está pensando em entrar para o comércio, aproveite para ler todas as dicas e informações importantes que temos aqui nesse artigo de hoje, pois elas irão ser de grande utilidade no processo para abrir corretamente seu novo empreendimento.

Como montar um comércio?

Inicialmente o que você precisará para montar um comércio na sua cidade é de uma ideia interessante, que possa se transformar em algo concreto e gerar resultados positivos ao trabalhar com aquilo. Com certeza existe um número muito grande de oportunidades disponíveis para todos os tipos de pessoas, porém nem sempre conseguimos gerar as melhores ideias e o caminho mais obvio para isso é analisando as principais necessidades que as pessoas tem na sua cidade.

Após encontrar sua ideia de comércio para montar, é muito recomendado que faça uma pesquisa de mercado para saber se as pessoas tem interesse naquele tipo de negócio, se ainda não existem grandes empresas ou muitos concorrentes atuando na região e se você mesmo tem condições suficientes de fazer o negócio dar certo. O fator legalização também será algo muito importante, mas hoje uma boa opção é se tornar um microempreendedor individual, para aquelas pessoas que visam abrir um negócio de pequeno porte.

como montar um comércio

Exemplos para montar um comércio

Se você ainda não sabe que tipo de comércio irá montar no seu bairro, saiba que hoje existe uma diversidade muito grande de pequenas empresas que vem crescendo e gerando bons resultados para os novos investidores. Então veja alguns exemplo do que poderá abrir:

  • Abrir uma loja de suplementos – Quem deseja saber como montar um comércio, poderá investir em um dos setores mais crescentes que é a venda de suplementos. Montar uma lojinha desse tipo é sinônimo de sucesso em uma cidade com baixa concorrência.
  • Empresa de churrasco em domicílio – A prestação de serviços em domicílio tem tudo para se tornar uma opção de comércio a seguir e uma das que mais crescem atualmente é o churrasco em domicílio. Se ainda não existir na sua cidade, saiba que essa pode ser a oportunidade ideal de focar nesse negócio.
  • Montar uma loja de ração – Negócios voltados para ramo de animais, como lojas de ração e pet shops são exemplos de comércios com uma boa lucratividade e que vale a pena ser montado atualmente.
  • Pequena fabrica de chinelos – Fazer produtos próprios para serem vendidos sob encomenda ou mesmo por unidades também funcionam muito bem e com um baixo investimento é possível começar. A fabricação de chinelos é um exemplo disso que já vem sendo feito atualmente e gerando bons resultados.
  • Montar uma loja de roupas – Esse é um dos negócios mais tradicionais que existem e poderá ser uma excelente oportunidade para você que ainda não sabe como montar um comércio na sua cidade. O investimento pode ser um pouco alto, mas o lucro tende a ser muito bom.

A estrutura para montar um comércio

Não tem como montar um comércio e começar trabalhar sem ter uma estrutura própria e mesmo que seu objetivo seja desenvolver essa atividade nas ruas, saiba que tudo irá necessitar de investimento em equipamentos, ponto de trabalho e tudo mais. Então falando de um modo geral, você irá necessitar de um ponto onde possa instalar sua própria loja, colocar seus produtos a venda e receber sua clientela interessada em comprar.

Além do aluguel desse ponto comercial, será necessário investir dinheiro, em alguns casos, na compra de prateleiras, um balcão grande para a loja, mesas com cadeiras, pequenas maquinas e uma série de acessórios de trabalho. Lógico que cada tipo de comércio tem seus equipamentos apropriados, mas esses são só alguns dos exemplos que terá que comprar para iniciar o trabalho próprio. Se tratando de valor, para montar um comércio o investimento em bem variável, mas a partir de R$ 20 mil Reais já é possível começar um pequeno negócio com foco em um único bairro da cidade.

abrir um comércio

Como montar um comércio eletrônico?

No processo sobre como montar um comércio, você deverá tentar focar nas melhores oportunidades possíveis que tiver no momento e atualmente uma das grandes oportunidades de investimento é o comércio eletrônico. Naturalmente, um negócio desse tipo lhe dará a possibilidade de chegar a um publico muito maior, vender mais e ganhar ainda mais dinheiro que um comércio físico na sua cidade.

Então você poderá estudar um pouco mais sobre esse ramo, aprender passo a passo como comprar produtos baratos para revender na internet, como criar sua própria loja virtual ou mesmo como utilizar sites propícios para a venda de produtos online. Portanto, mesmo sem conhecer muito dessa área, é possível aprender e se tornar um profissional, como muitas pessoas conseguiram se tornar e saiba que vale muito a pena focar nisso.

Leia também: Como montar um negócio na internet

Vale a pena investir em um comércio próprio?

Um dos principais fatores que fazem com que muitas pessoas busquem informações sobre como montar um comércio é a conquista da própria independência financeira, poder deixar o emprego fixo e viver somente dos lucros que um pequeno negócio próprio poderá lhe gerar. Com base nisso, vale muito a pena sim investir em um comércio hoje em dia, porém isso não dispensa um planejamento prévio e uma analise profunda do tipo de negócio que pretende montar.

Então, esse é o meu ponto de vista, espero que tenha gostado das dicas e que consiga obter o máximo de sucesso a partir de agora no seu novo comércio. Aproveite também para ler nossos próximos artigos e conhecer grandes oportunidades de negócio que poderão lhe ajudar a montar um comércio.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Erica diz

    Oi José Neto, estou pensando de abrir uma loja de ração e de artigos para animais de estimação como MEI, mas estou em duvida se vou precisar de um medico veterinario como responsavel tecnico, vc tem alguma ideia sobre isso?

    • diz

      Olá Erica
      Infelizmente eu não sei lhe dizer exatamente se precisa ou não, porém como no seu caso será apenas comércio e não prestação de serviços, acredito que não há a necessidade de ter um veterinário a disposição. Eu recomendo que você consulte um contador para saber as normas exigidas para esse tipo de negócio.

      Abraços e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>