Como montar um canil: Tudo que você precisa saber!

Publicado por José Neto em 3 de maio de 2018

No texto de hoje eu vou te mostrar como montar um canil dentro da lei que trabalhe com a venda de animais de raças e até outros serviços, como hotel animal, creche e banho e tosa. Se você tem interesse nessa área precisa ler o que eu trouxe aqui!

Esse é um negócio que pode sim render muito dinheiro, mas é preciso ter muito mais do que vontade de faturar. É preciso entender de animais, respeitá-los e respeitá-los. É um absurdo a quantidade de pessoas hoje que colocam animais em situações terríveis só visando o lucro.

Se por acaso você está pensando em ganhar dinheiro com um canil e não está preocupado com os animais, eu acho melhor você parar de ler por aqui!

Nesse texto vou falar sobre a forma legal, segura e respeitosa de como montar um canil. A ideia aqui é sim montar um negócio lucrativo, mas sem causar dor ou sofrimento para os cachorros – para mim esse é o ponto mais importante!

Reuni dicas e informações que vão te ajudar a cuidar de todos os pontos importantes desse negócio da forma correta. Fazendo isso você tem chances de alcançar o sucesso na área.

Você gosta de cachorros?


como montar um canil

Posso parecer muito chato agora e eu sinceramente não me importo! Esse é um tipo de negócio que realmente merece um cuidado mais do que especial e não é para qualquer pessoa não.

Acho que o ponto principal para ganhar dinheiro com canil é gostar e respeitar os animais! Só assim você vai proporcionar a eles as melhores condições físicas, estruturais e psicológicas de vida e até de reprodução.

Pare e pense com sinceridade: Você está interessado nesse negócio porque viu que pessoas ganham dinheiro sem muito investimento ou porque além de ganhar dinheiro sabe da importância de cuidar bem desses animais?

Ao contrário do que muitas pessoas fazem, ter um canil lucrativo exige muito esforço, dedicação, estudo, burocracia e investimento financeiro. Tudo isso para ter o melhor espaço e estrutura – que é fundamental!

Leia também: Como abrir um pet shop

Entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da sua região


Como é fundamental que você dê aos animais a melhor estrutura, uma das primeiras coisas que você precisa fazer sobre como montar um canil, é ir até o centro de controle de Zoonoses da sua cidade.

Lá você receberá todas as orientações para montar a estrutura correta, de acordo com os animais que você irá trabalhar. Esse órgão não só vai te dar essa orientação como estará sempre averiguando se você está seguindo as exigências deles.

A higiene, o alojamento dos cães, seu estado de saúde, a alimentação, as comodidades e até a presença de um veterinário no local são os pontos analisados pelo Zoonoses. Você só conseguirá uma licença deles para atuar se levar à sério todos esses pontos e esse seu novo projeto.

Seguir as normas e exigências não deve ser motivado somente pela licença em si, mas por saber que essas características mencionadas são necessárias para ter o melhor espaço para cachorros.

O objetivo do canil é o aprimoramento da raça e não somente o lucro


É importante deixar algumas coisas claras sobre esse negócio. Por mais que ele renda dinheiro e possa ter um bom faturamento no mês, seu maior objetivo é aprimorar a raça e manter uma linhagem pura – podemos dizer assim.

Esse negócio não tem nada a ver com a exploração de animais para a reprodução desenfreada para vender. Se esse for o seu objetivo o melhor é que você esqueça a ideia o quanto antes, porque isso é completamente ilegal e desumano!

Pessoas que investem para abrir um canil legalmente são, na maioria dos casos, veterinários ou apaixonados por animais. Entendem que é preciso cautela e um cuidado especial para não cometer nenhum prejuízo à saúde do cachorro.

Não é só vender os filhotes e pronto! É preciso cuidar de cada um deles, vermifugar, alimentar corretamente e em algumas cidades é fundamental fazer a castração antes mesmo de entregar para os donos.

Sem falar que todo animal deve ser levado mediante a um contrato que deixa claro a obrigação dos bons cuidados. O canil precisa continuar em contato com a família do animal para ter certeza dos bons cuidados.

Essa é uma responsabilidade enorme, que dá muito trabalho e não pode ser feita de qualquer jeito! Consegue compreender isso? Esse talvez seja o ponto alto de como montar um canil, então pense nisso!

Contrate profissionais capacitados


como abrir um canil

Essa é outra questão importante! Caso você não seja um veterinário, é fundamental que você tenha um que seja responsável pelo seu negócio! Ele precisa acompanhar todos os animais e certificar que estão em boa forma física e mental.

Além disso é importante que você também contrate um ou mais adestradores, que trabalham com técnicas de recompensa (que são as mais aconselhadas hoje em dia) e que possam educar os seus cachorros.

Todas as outras pessoas que sejam necessárias no seu negócio precisam ter experiência com animais, sem falar que precisam ter paciência, respeito e amor por eles também.

Ter pessoas que além de capacitadas ao trabalho com os cães, os respeitem e amem, só garantirá ainda mais a sua segurança e bem estar – o que é fundamental para que esse negócio dê certo.

Defina com que raça irá trabalhar


Esse é outro ponto muito importante de como montar um canil. Você tem que analisar, pesquisar e decidir com que raça você vai trabalhar! Isso precisa ser muito além de uma decisão por impulso.

Cada raça tem seus cuidados e especificações. Você precisa estudar e se dedicar muito para isso. A partir dessa definição, conhecendo as necessidades e cuidados que a raça precisa, você terá condições de montar a melhor estrutura.

Uma boa dica para escolher a raça é analisar uma que tenha a ver com você, que você já tenha tido algum contato e saiba lidar muito bem. Essa proximidade pode te ajudar muito com o seu negócio.

Como montar um canil: Localização e estrutura


Agora que já mencionei alguns pontos que são importantíssimos para você avaliar sobre o negócio, é hora de falar sobre a parte estrutural de como montar um canil. É outro ponto importantíssimo!

Lembrando que a estrutura e o espaço vão variar de acordo com o tipo de cachorro que você vá trabalhar. Cachorros maiores precisarão de muito mais espaço do que os menores e assim por diante.

No geral os cuidados e a estrutura são os mesmos, mas uma coisa ou outra pode se alterar e é por isso que você deve pegar essas informações que eu estou te dando e adaptar de acordo com a sua realidade. Beleza?

Então vamos lá entender como montar uma estrutura bacana e ganhar dinheiro com canil:

1. Local para montar um canil

O ideal é que a localização de um canil seja distante de áreas residenciais por conta do barulho que pode causar. Já pensou um monte de cachorro junto do lado de uma vizinhança de casas? Vai ser uma dor de cabeça tremenda.

A melhor escolha nesse sentido são os locais mais afastados da cidade, como chácaras, sítios ou casas com muita área que não seja próxima de outras. É importante que seja um local mais afastado para não causar nenhum problema com os seus vizinhos.

O local também precisa ter infraestrutura básica, como água, luz e internet. Além disso, precisa ser uma área segura, que tenha espaço internet e externo para que os cães possam correr e brincar à vontade.

É importante que a localização seja de fácil acesso para o seu público alvo. Quanto mais fácil for para eles, melhor para você!

2. Estrutura necessária

A estrutura de um canil é no geral bem simples. Ela é normalmente dividida por dois setores:

  1. Setor de serviço: Aqui vai ficar a parte administrativa e comercial do negócio, o depósito de ração e outros produtos, recepção, sanitários e copa;
  2. Setor de alojamento dos animais: Essa área será dividida entre os boxes para abrigo dos cães, a área para eles ficarem soltos e fazerem exercícios, área de maternidade, consultório veterinário e área de banho e tosa.

Lembrando que os boxes dos animais precisam ter área coberta e área aberta. Sendo que eles não devem ficar presos o tempo inteiro, deve ser basicamente para dormir.

Cuidados diários com os animais


montar um canil dá dinheiro

Você achou que eu ia explicar como montar um canil sem falar dos cuidados que você terá diariamente com os animais? Não tinha como! Eu separei por etapas alguns dos cuidados que você precisará ter.

Observe abaixo:

Alimentação de qualidade

A ração dada aos animais precisa ser de alta qualidade. Não queira economizar logo nisso, ok? Uma boa alimentação permitirá que os animais se desenvolvam bem e tenham uma saúde muito melhor.

Vermifugação

Todos os animais do seu canil precisam ser vermifugados de acordo com os períodos estipulados pelo veterinário responsável. Os remédios utilizados para isso também precisam ter boa qualidade.

Vacinação

Também é fundamental que os animais estejam em dias com a vacina. Dependendo da idade dos filhotes que você vai vender, que se recomenda que seja pelo menos dois meses, não será possível dar todas as vacinas.

Castração

Em algumas cidades existe leis em vigor que exigem que o canil castre os animais antes de fazer a venda. Por isso verifique se isso está em vigor na sua região. De qualquer forma, esse é um serviço que você pode oferecer também.

Quanto é preciso investir para montar um canil?


O investimento para montar um canil gira em torno de R$100.000 a R$250.000, dependendo da raça que você vai trabalhar e do tipo de estrutura que será necessário montar para atender bem todas as exigências de bons cuidados com esses animais.

Para você ter uma ideia melhor do valor exato que vai precisar, o ideal é montar um bom plano de negócio lá no início. Com ele você vai ter uma ideia mais certa do quanto será necessário investir.

Lembrando que o investimento não é só financeiro! É preciso se dedicar diariamente para que o seu negócio se estabeleça e cresça da forma correta, dentro da legalidade.

Com dedicação, estudo e muito esforço você pode conquistar o seu espaço no mercado, cuidar bem dos animais e ainda ganhar dinheiro.

Comece a montar seu canil!


Viu quanta informação de qualidade eu trouxe sobre como montar um canil?! Agora é a sua vez de correr atrás e colocar tudo isso em prática para tirar o seu projeto do papel e transformá-lo em realidade!

Você pode muito mais!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

4 comentários

  • DIOGO ROGERIO ELIZEU

    OLA SOU DIOGO ROGERIO TENHO UM AMERCAN BULLY POCKET E QUERO ME TORNAR CRIADOR DA RAÇA E GOSTARIA DE ADQUIRIR MAIS INFORMAÇOES

  • Nelson aleixo de almeida

    Acho que para esse tipo negócio venha a dar certo tem que separar os bons criadores do maus criadores, para isso tem que cadastro, fiscalização e leis para serem seguidas com rigor e principalmente punição severa para aqueles que não se adequarem e desrespeitarem as leis impostas.

  • carlos tosta

    Gostei muito, vou seguir seu plano para montar um canil.obrigado. parabéns

  • Erika Yumi Kagueyama de Oliveira

    Faltaram a parte de estudar genetica e bem estar animal, leis (como de expor filhotes em petshops e entregar filhotes castrados estarem em vigor em algumas cidades), no acompanhamento do filhote mesmo após a entrega, contrato de compra e venda, e que deve ter pedigree – se não é vender vira-lata por um spitz alemão. Sobre os exames de displasia coxo-femural em cães como pastor alemão, border collie e husky siberiano. As suas informações são boas, mas um criador sério não visa lucro e sim aprimoramento da raça – e lendo sua matéria parece ser fácil, rápido, produtivo, e o pior… sempre conseguirá lucro. Isso incentiva “fabriquetas” de filhotinhos, mal trato aos padreadores e matrizes e consequentemente ao abandono de cães nas ruas. Por favor, reformule as informações para evitar pseudo-criadores… Já existem muitos por ai que maltratam e que cruzam as matrizes sem descanso… por lucro fácil…

Deixe o seu comentário