Como montar um banho e tosa

A maioria dos brasileiros tem pelo menos um animal de estimação em casa, seja um gato, um cachorro ou qualquer outro, mas geralmente são um desses dois animais tão adorados pelas pessoas. Com tudo isso, surge a necessidade de alguns serviços relacionados a esses pequenos bichos e, justamente, por isso iremos destacar hoje algumas dicas de como montar um banho e tosa.

Naturalmente o mercado de pet shops, produtos para os mais diversos tipos de animas e serviços em geral vem tendo uma procura muito grande na maioria das cidades e por traz disso tudo existe um mercado muito lucrativo para quem decidir se aventurar. Então se você vem buscando dicas e informações relacionadas a montagem de um banho e tosa na sua cidade, continue lendo e aproveite o que temos aqui hoje.

Preparação profissional para abrir um banho e tosa

É isso mesmo, quem disse que você não precisa se preparar para trabalhar nesse tipo de negócio? Não basta só saber como montar um banho e tosa, pois o que fará a grande diferença realmente será a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Portanto, você ou seus funcionários precisarão saber quais são os materiais de tosa ideais para cada tipo de animal ou raça, precisará saber como lidar com animais tímidos e agressivos, como fazer a higiene correta do animal e muito mais.

Então o processo de trabalho será um pouco árduo e requer um certo conhecimento na área para conseguir oferecer o que há de melhor. A minha dica nesse caso é que invista na sua própria formação antes de iniciar os trabalhos e hoje existem diversos cursos, materiais e profissionais dispostos a ensinar passo a passo como tudo deverá funcionar. Inclusive, a Brava Cursos lançou recentemente um curso de Banho e Tosa muito bom para quem está iniciando agora nesse tipo de atividade. Recomendo que conheça.

como montar um banho e tosa

Como montar um banho e tosa?

Muitas das pessoas que estão querendo começar agora não tem um bom capital em mãos para investir nesse modelo de empresa e acabam iniciando seus trabalhos a partir de casa. Certamente essa não é a melhor das opções para quem busca informações sobre como montar um banho e tosa, pois é importante ter um espaço apropriado para receber seus clientes e prestar os serviços contratados. Dessa forma, você precisará alugar pelo menos um ponto comercial pequeno para começar trabalhar.

O ideal é que esse ponto seja em um local de fácil acesso, podendo ser até mesmo no centro da cidade. Ele deverá ter uma área de recepção, um espaço grande para banho e tosa, pelo menos 1 banheiro e um pequeno espaço livre nos fundos (se for possível). Eu sei que tudo isso dará uma área um pouco grande, mas a verdade é que tudo dependerá muito do porte e da quantidade de clientes que seu banho e tosa irá ter. A minha dica para quem deseja saber como montar um banho e tosa pequeno, é trabalhe com horários marcados para não tumultuar muitos animais ao mesmo instante.

Quanto custa montar um banho e tosa?

Todo negócio que se vai iniciar, por mais simples que seja, requer um certo investimento inicial e para aqueles novos empreendedores que estão estudando formas de como montar um banho e tosa não será diferente. Digo isso, porque logo de cara você deverá investir no seu próprio conhecimento através de um curso (que será muito barato), deverá alugar um ponto comercial para trabalhar, fazer toda a decoração do local, assim também como a compra dos acessórios necessários para o trabalho. O fator legalização do seu banho e tosa também será algo que poderá lhe exigir um certo investimento a mais.

O certo é que dizer quanto custa montar um serviço de banho e tosa não é fácil, pois tudo tende a ser muito relativo. Se fossemos avaliar de um modo geral, o seu investimento inicial ficaria entre R$ 25 e R$ 60 mil Reais, no entanto com o crescimento do seu negócio, poderá necessitar de mais funcionários e de expandir seus equipamentos de trabalho, então esse valor poderá aumentar também.

banho e tosa

Como divulgar um banho e tosa

Desde o inicio do seu trabalho será importante fazer pelo menos uma pequena divulgação local para conseguir os primeiros clientes. Dessa forma você irá mostrar o seu novo banho e tosa para as pessoas que realmente tem interesse nisso e certamente será muito mais fácil iniciar seus trabalhos. Naturalmente em negócios desse tipo, algo que funciona muito bem é a divulgação boca a boca, já que um cliente convida outro, o outro já convida outro amigo para conhecer seus serviços e assim vai aumentando sua clientela.

Porém, até chegar a esse nível, a minha dica é que utilize os meios mais tradicionais que encontrar para divulgar, como anúncios em jornais, pequenas chamadas no rádio, crie cartões de visitas para distribuir as pessoas onde você mesmo ir ou poderá utilizar as redes sociais para convidar as pessoas da sua própria cidade. Todas essas são opções interessantes para quem está querendo saber como montar um banho e tosa.

Leia também: Como montar uma loja de ração

Vale a pena abrir um banho e tosa?

Mesmo sendo um pequeno negócio simples e que não exige um investimento tão alto como alguns outros tipos de empresas, é importante analisar muito bem para saber se tudo isso vale mesmo a pena ou não. Então, faça uma pesquisa de mercado eficiente para saber se existem pessoas interessadas nesses serviços, verifique a concorrência que terá pela frente, monte um plano de negócios com tudo o que será necessário para abrir seu banho e tosa, assim também como deverá se preparar para trabalhar nessa área.

Analisando de um modo geral, podemos ver facilmente que vale a pena sim investir nesse tipo de empresa, no entanto só você poderá analisar e saber se na sua cidade esse negócio poderá gerar resultados. Para finalizar eu espero que tenha gostado das dicas e que não deixe de estudar todas as informações sobre como montar um banho e tosa com sucesso.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>