Como montar um atelier de costura

Provavelmente você está buscando informações de como montar um atelier de costura próprio para trabalhar em sua cidade e essa é uma excelente oportunidade de negócio para quem já trabalha no ramo a mais tempo. Afinal, o mercado de roupas é um dos mais procurados do Brasil e com seu próprio local de trabalho poderá obter resultados muito bons.

Portanto, com o objetivo de lhe ajudar e gerar assim algumas ideias interessantes na montagem do seu novo atelier, eu fiz questão de selecionar algumas dicas bem interessantes para levar a sério e trabalhar firme a partir de agora com um atelier de costura. Só lembrando que por mais simples que seja o seu estúdio de costura, é importante fazer um planejamento muito bem feito e irei falar disso ao longo desse artigo de hoje.

Como montar um atelier de costura?

A verdade é que você não encontrará grandes dificuldades na hora de abrir seu próprio atelier de costura, como é o caso de muitos outros modelos de negócios, porém será preciso focar em algumas coisas importantes. A primeira delas será relacionada ao local onde irá desenvolver seu trabalho, podendo ser um espaço alugado, que ofereça comidade para trabalhar e em um bairro de fácil acesso na sua cidade. Se for somente você que irá trabalhar, esse espaço não precisa ser muito amplo, porém se resolver reunir mais algumas costureiras e firmar parcerias, certamente necessitará de um espaço maior e propício para esse tipo de atividade.

Algo que também recomendo para quem procura dicas de como montar um atelier de costura é que procure se formalizar para trabalhar legalmente com seu novo empreendimento. Hoje tudo isso está muito acessível a todas as pessoas podem se tornar um microempreendedor individual, que é a categoria mais indicada para quem está iniciando um negócio pequeno e quer pagar o minimo possível de taxas. Portanto, o seu atelier pode ser iniciado de uma forma pratica e totalmente legalizado para trabalhar a partir de agora.

Leia também: Como montar uma fabrica de costura

como montar um atelier de costura

Quanto custa montar um atelier de costura

Que todo negócio exige um certo investimento inicial você já deve saber e nesse caso não será diferente, porque não tem como montar um atelier de costura sem organizar um espaço apropriado, sem comprar maquinas de costura, equipamentos básicos como linhas, tesouras, panos, mesas grandes para trabalhar e muito mais. Além disso, você poderá necessitar de dinheiro caso decida investir na divulgação desse atelier ou mesmo para comprar os tecidos que serão utilizados na fabricação de novas peças, portanto de qualquer forma será necessário ter um pequeno capital em mãos para iniciar seu próprio estúdio de costura.

Não tem como dizer ao certo quanto custa montar um atelier desse tipo, pois tudo dependerá do tamanho do espaço desejado, dos equipamentos que pretende comprar e da estrutura em geral. Caso você já trabalhe em casa e tenha todos os equipamentos básicos, certamente o investimento para abrir seu atelier ficará na faixa dos R$ 2 mil Reais, mas se for começar algo do zero, comprando todas as maquinas e equipamentos em geral, necessitará de pelo menos R$ 15 mil Reais para empregar nesse novo negócio.

O que fazer em um atelier de costura?

Muitas pessoas não sabem como montar um atelier de costura e também não tem em mente o que pode ser feito em um espaço desse tipo, mas o certo é que dá para fazer muita coisa e assim obter rendimentos de diversas formas. Como primeiro exemplo, você poderá fazer seus próprios modelos de roupas para vender por conta própria ou sob encomenda para lojas e pessoas que trabalham com a vendagem desses produtos. Uma boa ideia nesse caso é focar somente em um tipo de roupa, como a feita de peças intimas, por exemplo, que é uma das opções mais interessantes de trabalho atualmente.

Além de fazer seus próprios produtos, você poderá trabalhar fazendo pequenos concertos em roupas, fazendo peças especificas sob encomenda, ajustes em determinadas roupas e muito mais. O ideal antes de tudo é definir um padrão de trabalho, sendo que o atendimento aos seus clientes deve ser feito com hora marcada e também necessitará de uma boa organização para poder entregar as roupas na data marcada. Portanto, dá para ganhar um bom dinheiro após montar um atelier de costura e basta ter dedicação ao negócio para obter bons resultados.

Leia também: Calcinhas para revender

atelier de costura

Vale a pena abrir um atelier de costura?

Até mesmo quem já trabalha no ramo e tem um bom conhecimento fica com um pouco de medo na hora partir para a montagem de um negócio desse tipo, mas afinal, será que vale a pena abrir um atelier? Na minha opinião é algo que vale a pena sim e se a pessoa gostar realmente dessa área o negócio tem tudo para progredir e se tornar uma verdadeira referência na localidade onde pretende se instalar.

O que você precisa antes de tudo é se profissionalizar, podendo ser através de um curso, também necessitará de contato com bons fornecedores de matérias primas e de uma analise de mercado para saber se existem pessoas interessadas nessa área antes de abrir as portas. Então espero que tenha gostado das dicas de como montar um atelier de costura e até breve!

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>