Como ganhar dinheiro sendo estudante

Publicado por Jéssica Trabuco em 23 de maio de 2020

Dá para ganhar dinheiro sendo estudante de várias formas, desde fazendo serviços freelancers até passeando com cachorros. Às vezes tudo que a gente precisa é de uma inspiração e eu trouxe 10 ideias para te ajudar.

Confira 10 ideias para ganhar dinheiro sendo estudante:

1. Trabalhe como redator


como ganhar dinheiro sendo estudante

Se você tem habilidade com a produção de conteúdo e consegue digitar bem, poderá aproveitar suas horas vagas para ganhar dinheiro como redator pela internet.

Essa é uma das melhores opções seguida por vários estudantes que já possuem um bom conhecimento e conseguem produzir conteúdo de qualidade. Dessa forma, você poderá prestar serviços para sites, jornais, revistas, digitar trabalhos escolares, revisar artigos e o que mais aparecer.

A maneira mais prática e rápida para conseguir serviços do tipo é se inscrevendo em sites de trabalhos para freelancers, como o 99freelas (www.99freelas.com.br).

Você faz o seu cadastro, encontra projetos de todos os tipos, faz sua proposta nos que te interessarem, entrega o que foi pedido e recebe o valor acertado. Se quiser mais detalhes, confira o artigo que fiz sobre trabalho com Digitação.

2. Comece passear com cachorros


Somos um dos países com a maior população de animais domésticos do mundo e isso já é um dado que pode te fazer entender o quanto esse trabalho pode ser lucrativo.

A maioria das pessoas trabalham o dia todo fora e não podem dar a atenção necessária que o cachorro precisa. É aí que entra o seu serviço: Por um valor determinado, você pode passear uma hora por dia com o animal, nos dias determinados.

O legal é que você consegue passear com mais de um cachorro ao mesmo tempo.

Comece anunciando esse serviço para as pessoas da sua vizinhança. A partir do momento que você for trabalhando, os próprios clientes vão ajudando a divulgar o seu trabalho de passeador de cachorros na cidade.

3. Procure programas de estágio


Essa é uma oportunidade não só para quem é maior de idade, como também é uma chance para menor de idade ganhar dinheiro. Existem estágios de diversas formas, oferecidos por várias empresas.

Acho que o bacana do estágio é que você tem a oportunidade de aprender sobre uma profissão e área de forma mais prática, no dia a dia. Sem falar que é um trabalho que será regulamentado e com todos os cuidados e seguros necessários.

Um site que ajuda muito com isso é o CIEE. Dê uma olhada, faça o seu cadastro por lá e ele mesmo intermediará propostas que tenham o seu perfil para você.

4. Faça comidinhas e doces para vender


como ganhar dinheiro sendo estudante de faculdade integral

Uma das opções mais tradicionais para ganhar dinheiro sendo estudante do ensino médio ou de faculdade integral é fazer comidinhas e docinhos caseiros para vender na instituição.

Se você quiser ir além, poderá vender para revendedores, para estabelecimentos, por encomendas, ou até mesmo em lugares movimentados da rua.

É bom ressaltar que se você for vender dentro da escola ou faculdade, é importante consultar as regras para saber se é permitido levar produtos para vender aos colegas, pois muitas escolas não aceitam isso.

Entre as comidas que você pode fazer para vender estão:

  • Brigadeiros gourmet;
  • Pãozinho;
  • Beiju;
  • Empada;
  • Trufas;
  • Bolo no pote;
  • Salada no pote;
  • Brownie;
  • Cupcakes.

5. Trabalhe como freelancer


Lembra que falei sobre o trabalho de redator? Pois então! A questão é que dá para trabalhar como freelancer sendo estudante em vários segmentos diferentes:

  • Tradução;
  • Design gráfico;
  • Questões jurídicas;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Fotografia e ilustração;
  • E muitas outras áreas.

Se você tem alguma habilidade em uma área específica ou gosta muito, pode tentar conseguir um projeto. Basta procurar por sites de freelancers, como o 99 que falei também anteriormente, criar seu perfil e encontrar projetos que tenham a ver com você.

6. Dê aulas particulares


É bem possível ter bons ganhos dando aulas particulares sobre algum tipo de assunto que você domina muito bem. Isso é muito comum entre estudantes que já estão mais avançados, eu mesma fiz isso quando estava no ensino fundamental, dando aula para crianças da alfabetização ou dos primeiros anos do fundamental.

O negócio é divulgar suas aulas. Comece com os próprios colegas, com alunos de períodos anteriores e até na internet. Tenha certeza que o que mais tem é gente precisando dessa ajudinha.

Lembre-se também de que você precisa se organizar e se empenhar para realmente ajudar essas pessoas. Se o seu trabalho for bom, elas mesmo chamarão outros clientes.

7. Faça artesanato para vender


Podem ser bijuterias, bonecos, artigos de decoração ou o que mais você quiser e gostar de trabalhar. O negócio é que artesanato é uma ótima maneira de conseguir renda extra sendo estudante ou não.

Primeiro defina o que você vai fazer, crie várias peças, tire fotos lindas e divulgue! Mande para as pessoas no WhatsApp, poste no seu Instagram, anuncie em sites de venda (tipo o OLX e Mercado Livre) e persista.

Se o seu produto for de boa qualidade e você divulgar bem, até mesmo para os seus colegas do colégio/curso/faculdade, tenho certeza que aos poucos os resultados vão surgindo.

8. Crie um blog ou canal no Youtube


Muitos estudantes têm encontrado nos blogs e canais no Youtube uma oportunidade para ganhar dinheiro enquanto estudam.

O que é importante destacar é que esse tipo de trabalho não dá resultados imediatos, é algo a longo prazo e se o seu interesse é ganhar dinheiro enquanto é estudante de forma rápida, essa não é a opção.

É preciso pensar em um tema, público alvo e criar conteúdo de qualidade com consistência. Caso o blog ou canal consiga atingir um bom número de visitantes, você poderá monetizar com anúncios do Google Adsense ou vender espaço publicitário para empresas interessadas.

Na média é estimado que demore cerca de 6 meses de trabalho intenso para começar obter os primeiros resultados, mas é possível demorar muito mais.

9. Revenda de produtos


ganhar dinheiro sendo estudante do ensino médio

Revender produtos é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. O que você precisa é definir qual será o seu público alvo e o tipo de produtos que vai trabalhar.

Lembrando também que você tanto pode comprar os produtos no atacado para revender, como pode trabalhar por meio de catálogos: Sabe como a Avon trabalha com revendedores cadastrados? Então!

Se você não tiver dinheiro algum para investir, acho que o trabalho por meio de catálogo é o mais interessante. Nisso você pode ir fazendo seu pé de meia e depois investir na compra de outras peças para revender – porque nesse caso o lucro será muito maior.

10. Venda coisas que não usa mais


Se você é estudante e precisa ganhar dinheiro, mas não faz ideia de por onde começar, talvez dar uma olhada nas coisas que tem já pode ser uma boa.

Sempre tem um eletrônico, um livro, um móvel e até uma peça de roupa ou sapato que você não usa mais, mas pode render dinheiro. Você pode anunciar na sua própria rede social, em grupos de venda que existem no Facebook, no site Enjoei e na OLX.

Quem sabe depois do lucro com suas coisas você já não investe em comprar produtos para revender ou até mesmo em ingredientes para fazer comidinhas?

Escolha a maneira para ganhar dinheiro sendo estudante que mais tem a ver com você!


Espero que pelo menos uma dessas ideias te ajude a ganhar dinheiro nesse período. Analise o seu perfil, as pessoas ao seu redor e faça a escolha que tem as melhores vantagens.

Agradeço muito a sua companhia e desejo sucesso!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário