Como ganhar dinheiro na praia: 10 Negócios para abrir ou vender

Publicado por Jéssica Trabuco em 26 de julho de 2021

Para ganhar dinheiro na praia é preciso ter um produto de qualidade. Para isso, você pode comprar de fornecedores para revender ou produzir algo por conta própria.

Algumas características que ajudam a vender mais na praia é ser simpático, estar bem apresentável para o cliente, ser criativo e não ter vergonha!

Hoje eu trouxe 10 ideias de negócios lucrativos para abrir na praia, mesmo com pouco dinheiro. Assim você pode aproveitar e começar faturar uma grana extra ou até mesmo viver de suas vendas na praia.

Observe cada uma dessas abaixo e veja qual tem mais a ver com o seu perfil e também com o público da região que pretende trabalhar.

Veja o que vender na praia para ganhar dinheiro:

1. Venda geladinho, sorvete e picolé


ganhar dinheiro na praia

Essa é uma alternativa bem tradicional para ganhar dinheiro no verão e tem um potencial enorme. Porque vender coisas geladas na praia sempre é uma boa alternativa para ganhar dinheiro.

Entre as opções eu listei as três principais:

  1. Geladinho;
  2. Sorvete;
  3. Picolé.

Sobre o geladinho, ser criativo é a maior dica. Aqui em Salvador, por exemplo, existe um rapaz que fatura cerca de R$ 900 Reais por final de semana na praia trabalhando com geladinho alcóolico.

Pense no que você poderia inovar aí para as pessoas da sua região.

Sobre o picolé e o sorvete, você tanto pode fazer para vender, como pode comprar em fábricas para revender.

Produzindo existe um trabalho maior, assim como o lucro, já com a revenda o processo é mais prático. Se tiver um bom atendimento e se dedicar é possível ter bons resultados. Veja o que é melhor para você.

2. Comece vender roupas de praia


Trabalhar com roupas de moda praia também é uma boa opção.

O primeiro passo para fazer isso é identificar os costumes do seu público alvo. O que eles gostam? Quais as marcas que usam? Quais cores e estilos? Isso vai te ajudar a encontrar o melhor fornecedor de moda praia.

Assim você terá os produtos certos para os seus clientes, com preço de atacado para te dar margem de lucro.

Entre as roupas que você pode vender para ganhar dinheiro na praia, estão:

  • Canga;
  • Vestidos de praia;
  • Bonés e chapéus;
  • Biquínis;
  • Maiôs;
  • Sungas;
  • Calção.

3. Trabalhe vendendo cervejas, refrigerantes, água


No calor, na praia, todo mundo quer beber algo extremamente gelado e trabalhar com esses produtos acaba sendo uma oportunidade!

Invista na compra de bebidas que o pessoal daí gosta, desde cerveja, refrigerante, água, sucos ou energético.

Só tem uma observação para trabalhar come esses produtos: As bebidas precisam ser extremamente geladas!

Por isso ou você compra caixas térmicas, ou compra isopor grande com bastante gelo para colocar dentro e armazenar as bebidas.

O ideal é que você compre ou direto da fábrica, ou de distribuidores – que terão um preço bacana que você consegue ter margem de lucro.

Como ganhar dinheiro na praia vendendo algo

4. Faça tatuagem de henna


Essa é uma opção que muita gente gosta, mas só vale se você souber desenhar mesmo!

A tatuagem de henna é um sucesso porque ela dá a oportunidade para a pessoa se sentir tatuada, sem a preocupação daquilo ser para sempre.

A henna na verdade é uma planta. É o seu pó com uma mistura que origina a espécie de “massa” que é aplicada na pele.

Para conseguir chamar a atenção das pessoas é bom que você tenha uma exposição com desenhos que você pode fazer na hora, um guarda-sol e um lugar para a pessoa se sentar para esperar você terminar o desenho.

Lembre-se: Quanto mais pessoas estiverem na praia, maiores são as chances de você ter melhores resultados com a tatuagem.

5. Negócio de aluguel de cadeiras e guarda sol


Outra forma de lucrar na praia é alugando materiais que são fundamentais em um dia de sol, como cadeiras, guarda sol e às vezes até cooler.

Para uma única família alugar esses materiais significa faturar cerca de R$ 100 Reais.

O que você precisa é ter produtos de qualidade, em variedade e trabalhar em uma praia que seja bem movimentada e populosa. Isso vai garantir que existam pessoas suficientes para alugarem os produtos na sua mão e você faturar bem.

Também é importante que os seus produtos sejam identificados, talvez por uma cor, um selo ou até a marca do seu negócio – o importante é que ele não seja confundido com outros de concorrentes ou das próprias pessoas.

6. Monte uma barraca de praia


Não tem como ganhar dinheiro na praia com uma barraca bem estruturada sem fazer um belo de um investimento – não sai barato.

É preciso ter estrutura para a barraca em si, ter mesas e cadeiras para as pessoas sentarem, freezers e equipamentos de cozinha para servir desde drinks a refeições elaboradas.

Apesar de não ser barato, é um negócio que tem potencial e pode dar certo – principalmente em regiões onde faz calor o ano todo.

Antes de sair montando o seu quiosque na praia, verifique se a região tem potencial para esse tipo de empreendimento. Se tiver, comece com um bom planejamento e estratégia para fazer ser um sucesso.

Divulgação, comida de qualidade, bebida gelada e com preço justo e eventos são alguns exemplos de coisas que você precisa fazer para chamar a atenção do seu cliente.

7. Venda água de coco


Água de coco já tem cara de verão! Natural ou gelado, é sempre uma opção que as pessoas procuram quando estão na praia.

Para vender água de coco na praia você precisa ter um local para fazer o armazenamento e se for oferecer gelado vai precisar de caixas térmicas com gelo pelo menos.

Minha dica para isso é que você monte a barraca do coco.

A estrutura pode ser simples, como aquelas barracas que desmontam de ferro, sabe? Ela é barata e você só precisa achar o tamanho certo.

Com simpatia e alegria você vai perceber que vender cocos pode também ser uma forma lucrativa de trabalhar na praia.

Melhores ideias para ganhar dinheiro na praia

8. Venda açaí no copo


O açaí virou um queridinho nosso aqui no Brasil e todo mundo adora! Por isso que também é uma boa ideia do que vender na praia para ganhar dinheiro.

Você pode trabalhar com um carrinho (que te dá a possibilidade de faturar mais, já que você vai conseguir levar mais produtos) ou até mesmo com o isopor. Escolha o que ficar melhor para você hoje.

Lembre-se de acrescentar complementos para o açaí, como a granola, melaço, frutas e outros ingredientes que as pessoas adoram.

Para te ajudar, eu recomendo que leia o artigo sobre Como vender açaí no copo que postamos aqui recentemente. Ele vai lhe ajudar a começar na área!

9. Alugue brinquedos infláveis


Esse é outra dica que acho que você deve considerar. Existe uma grande opção de brinquedos infláveis que você pode alugar para trabalhar na praia que as crianças adoram.

Desde bolhas que as crianças entram e andam em cima do mar, à colchonetes e até pula-pula e escorregadores.

O importante é encontrar uma empresa de confiança, com bons produtos e com bom preço para fazer parceria e achar o melhor lugar da praia para expor os produtos.

Tenha certeza que as crianças ficam enlouquecidas quando veem essas coisas e os pais não tem outra saída a não ser se renderem a elas.

Lembre-se que trabalhar com os pequenos exige cuidado redobrado e excelente atendimento! Se você não tiver paciência é melhor escolher outra opção de ganhar dinheiro na praia.

10. Venda petiscos


Você sabia que tem como ganhar dinheiro na praia trabalhando com petiscos, sem nem precisar necessariamente de uma barraca? Então!

A questão é que cada região tem o seu costume e os petiscos que são mais comuns. O que você precisa fazer é descobrir quais são os famosos por aí.

Aqui por onde eu moro, entre os petiscos para vender na praia mais comuns estão:

  • Acarajé e abará;
  • Camarão;
  • Amendoim;
  • Passarinha;
  • Peixe Frito;
  • Salgados;
  • Queijo coalho;
  • E por aí vai.

Como escolher o produto certo?


A primeira coisa a se fazer para entender qual é o produto que você vai começar a vender na praia é pensar nas pessoas que costumam frequentar a região que você quer trabalhar.

São famílias inteiras? São jovens ou pessoas de todas as idades? As pessoas vão para essa praia para relaxar ou para se divertir?

Depois disso veja qual produto que atrai o seu público é mais fácil de conseguir ou produzir nesse momento. Depois faça as contas: Isso com que quero trabalhar é lucrativo? Quanto preciso vender para chegar no meu objetivo?

Prepare-se para ser o melhor vendedor


Lembre-se que de nada adianta ter um bom produto ou serviço se você não conseguir se destacar dos seus concorrentes!

Por isso, na hora de começar a trabalhar lembre-se que algumas coisas são fundamentais:

  • Bom atendimento;
  • Esteja bem apresentável;
  • Seus produtos precisam parecer confiáveis;
  • Pense em algo inovador e chame a atenção;
  • Seja honesto!

Deixe o cliente confortável porque isso, com certeza, te deixará na frente dos outros. Também vale a pena pensar em uma roupa colorida ou uma espécie de cartaz que mostre logo o que você está oferecendo.

Lembre-se da sazonalidade!


É importante que a gente fale sobre essa questão.

Por mais que existam lugares onde faz sol o ano inteiro, como nas praias do Nordeste, é preciso lembrar que durante o verão o movimento é muito maior do que no resto do ano.

Por isso você precisa estar preparado para ondulações de movimento, de quantidade de pessoas.

Você pode encarar isso de duas formas:

  • Ou você vê como algo para ganhar dinheiro no verão somente;
  • Ou você pensa em formas criativas e inovadoras de ganhar dinheiro o ano inteiro – até em dias de chuva.

O importante é ver o negócio como um todo e se preparar para qualquer situação e não ser pego de surpresa. Ok? Pense nisso! Veja qual é a situação da sua cidade, da sua região e pense na melhor estratégia para trabalhar.

Comece!


Mais importante do que entender como ganhar dinheiro na praia é usar essas informações para alguma coisa.

Espero que o artigo tenha te inspirado e ajudado e que você tenha sucesso com o seu negócio.

Aproveite e confira também um outro artigo aqui no site onde nós mostramos ideias de coisas diferentes para vender na praia. Afinal é preciso inovar se você quiser lucrar ainda mais nesse tipo de lugar!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

13 comentários

  • Fabricio Paranhos

    Olá a todos, passando aqui para avisar a todos que desejam vender algo na praia.
    A minha dica é seguir as dicas como foi explicado logo ai em cima que você acabou de ler.
    Apenas comece e não tenha vergonha, porque você não está fazendo nada de errado.
    Eu mesmo comecei vendendo água, antes a muitos meses atrás eu tentei vender com um amigo meu, porém não deu certo por causa da vergonha dele.
    Eu queria abordar as pessoas e oferecer o meu produto e ele me dizia que quem quisesse iria vim até a gente e adquirir.
    Ficamos horas esperando e no final de tudo só vendemos 2 águas e o valor foi 4 reais o total!
    E no final quem saiu no prejuízo foi eu. Porque eu que compre as águas, o gelo e no final ainda coloquei gasolina no carro dele.
    Infelizmente foi um ótimo aprendizado. Porque hoje eu trabalho durante a semana fixo e nos finais de semana e feriados eu vou para a praia vender.
    Coloco as águas no fundo da minha bicicleta e vou da onde eu moro até a Barra que fica aqui em Salvador.
    11 km de distancia até eu chegar lá e vender tudo na glória de Deus.
    Não tenha vergonha porque está todo mundo vendendo alguma coisa!
    Agora me diz ai. QUANTO CUSTA O SEU TEMPO?
    Eu gostaria muito de conhecer as pessoas que tem o mesmo interesse do que eu.
    Se quiser trocas umas ideias e afirma outra por gentileza pode me seguir no instagram?
    FabricioParanhos09.
    Valeu Gente ficam com Deus!!!

  • O Brasil e um dos países mais difíceis de ganhar dinheiro sem ter capital para uma grande estrutura, parece que
    todas as atividades estão tomadas pelos concorrentes que saturam o mercado, além de que tudo e proibido, até pra ter uma licença para vender na praia, não existe uma política que favoreça quem necessite ganhar o pão de cada dia, talvez seja por isso que todas as terras produtivas estejam ocupadas por latifundiários que produzem comodites onde o Brasil vai muito bem nas exportações mas a pobreza persiste onde a riqueza fica concentrada nas mãos de poucos.

  • Eglen Sabrina

    Gostei muito das dicas e vou aderir uma delas, muito obrigada.

  • Paulo Santos

    Porto de Galinhas até as crianças ganham dinheiro fazendo pintura em cerâmicas. impressionante!

  • Gostaria de saber como faço para abrir um negócio na praia, queria um ponto fixo tipo good truck para vender pastel e sucos na praia de Mongaguá

    • JOSE LUIZ PINTO ALBINO

      Ir até a prefeitura pegar a licença e escolher o ponto disponível em que a prefeitura autoriza ambulantes.

  • felipe sandro

    boa tarde

    gostaria de saber como faço para ter
    umA BARRACA PONTO FIXO NA PRAIA do rio de janeiro

    para vendas de bebidas e alimentos

    • Olá Filipe, no RJ acho meio improvável, pois pelo que entendi a respeito dos pontos fixos, esses são todos através de licitação e geralmente pleiteados por esse políticos ladrões que colocam quem eles querem.

      • Felipe Augusto Rigon

        isso na capital? ou em outras praia também?
        Estava pensando em Buzios

  • joyce da silva

    Como faço para ter um ponto fixo uma barraca na praia para vender bebidas e comida

  • maria Madalena

    Adorei as dicas foram muito validas pra mim!?

  • José Neto, obrigada pelas dicas.
    Abraços!
    Mariah Santos

  • anderson nicolau dantas

    quero ajuda

Deixe o seu comentário