Como formar uma empresa

Hoje 90% das pessoas sonham em formar uma empresa própria para começar um trabalho de forma individual ou mesmo investir em algo maior que abranja uma grande quantidade de pessoas interligadas com o projeto. O certo é que esse sonho pode ser realidade através de coisas simples e que muitos não param para analisar.

Então com base nisso nós iremos trazer algumas dicas básicas que podem fazer uma grande diferença na hora de forma sua empresa e iniciar algo próprio. Lógico que tudo isso não irá acontecer do dia para a noite, mas de qualquer forma não será algo tão complicado como se imagina.

Formar uma empresa através de atividades simples

Em muitos casos uma empresa é formada de onde menos se espera, porque as atividades simples que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia podem facilmente se transformar em oportunidades interessantes de negócios e crescer no mercado. Então a verdade é que você não precisa ficar buscando grandes ideias para formar uma empresa se já tiver uma atividade própria que possa se encaixar nessa opção.

Um exemplo comum disso é uma vizinha que tenho aqui na minha cidade, pois ela sempre gostou de fazer bolos e com todo aquele dom que ela sempre teve, conseguiu rapidamente se tornar conhecida na cidade pelos seus bolos e não demorou muito para ela transformar isso em uma pequena empresa.

Então como você pode ver, são de ideias simples como essas que você pode estar iniciando a sua empresa com baixo investimento inicial e em muitos casos pode ser iniciada até mesmo a partir de casa. Portanto, o melhor caminho para formar uma empresa é iniciando por aquilo que você já sabe fazer ou tem um certo interesse em fazer.

Leia também: Negócios com pouco investimento

como formar uma empresa

Criar parcerias para abrir uma empresa

Quando a pessoa não sabe exatamente como formar uma empresa e qual o tipo de negócio que ela poderá iniciar, existe a possibilidade de firmar parcerias com outras pessoas que mantem o mesmo sonho de empreender e gerar assim uma ideia de negócio em conjunto.

Geralmente essa é uma opção que costuma acontecer entre familiares e amigos, no entanto é preciso se organizar e planejar o máximo possível antes de iniciar uma sociedade entre várias pessoas. De qualquer modo essa pode ser uma opção bem interessante e um meio de fácil inicialização, já que os gastos iniciais serão divididos, assim também como todo o trabalho na formação da empresa.

Dessa forma também é possível pegar ideias simples, que ambos já tenham um certo conhecimento, e começar uma pequena empresa, porém o que a maioria faz é apostar em ideias mais ousadas e com um tamanho maior no mercado. O que deve prevalecer realmente é aquele tradicional planejamento em equipe para que nada possa ultrapassar seus limites.

Trabalhe muito para conseguir formar sua empresa

Como você já viu, existem ideias extremamente simples que podem ser utilizadas para formar uma empresa individual ou em conjunto com vários investidores, mas isso não significa que o trabalho será menor ou que o lucro vai aparecer em questão de segundos.

Naturalmente quando você já domina aquela área em que pretende formar uma empresa tudo pode ficar mais fácil, mas quando olhamos para o mercado em geral, tudo tende a ser tão trabalhoso quanto uma empresa totalmente desconhecida. O certo é que você deve se empenhar ao máximo para oferecer qualidade, novidades e conseguir se manter firme naquele ramo.

Lembre-se sempre que para formar uma empresa e obter sucesso com ela será preciso trabalhar e satisfazer sua clientela. A proposito, a fidelização de cada cliente novo que conseguir será o ato mais importante para chegar ao sucesso no seu novo negócio e mesmo se tratando de algo muito pequeno, tudo isso tem um poder muito grande.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>