Confira como escolher um negócio para abrir que seja perfeito para você

Publicado por Jéssica Trabuco em 29 de janeiro de 2024

Para mim, só tem como escolher um negócio para abrir quando a gente sabe do que gosta e entende o que quer para nosso futuro. Só que também é preciso pensar de forma racional e analítica, entendendo como anda o mercado e como a gente pode aproveitar as oportunidades dele. 

Com atenção ao mundo externo e ao que passa dentro de você, é possível sim montar uma estratégia de projeto que dê certo e te dê mais do que dinheiro, te faça se sentir realizado e feliz. 

Vou te ajudar a pensar nisso com alguns pontos que são fundamentais para quem quer tomar uma decisão como essa. Vem!

Como escolher um negócio para abrir: 8 pontos que você deve considerar!


como escolher um negócio para abrir que seja perfeito para você

Os 8 pontos que eu trouxe são como a fundação para a sua decisão. Pense neles com cuidado, com atenção e aos poucos vá filtrando as suas opções. 

Confira: 

Liste tudo que você gosta e se interessa

Eu acredito que o negócio perfeito é aquele que tem a ver com o que a gente gosta, com o que a gente acredita e com o que a gente sonha. Não acho que é romantização pensar dessa maneira, muito pelo contrário!

Se a ideia é iniciar um projeto, que ele tenha a ver com o seu perfil, com seus objetivos, com seus gostos.  Isso ajuda a te dar propósito, a trabalhar não só pelo dinheiro, a ter um objetivo claro e isso  é o que vai te dar forças mesmo em momentos difíceis. 

Todo empreendimento passa por altos e baixos e tem seus desafios, é normal. Quando a gente passa por eles fazendo algo que não gosta é muito fácil jogar tudo para cima e desistir. Agora quanto a gente ama, a gente luta e continua firme até conseguir. 

Defina o tipo de trabalho que quer ter

Depois de pensar nas áreas que te interessam, pense no tipo de trabalho que gostaria de ter. Por exemplo, digamos que você é uma pessoa que não gosta muito de ficar em casa, que é extrovertido, que gosta de interagir com outras pessoas… O ideal aqui é um trabalho que não seja em home office, por exemplo. 

O mesmo acontece se a gente pensar no contrário. Se seu sonho é trabalhar de casa, procure por caminhos que te permitam fazer isso. 

Você gosta de vendas? Prefere prestar um serviço? Não gosta muito de lidar com pessoas? Quer fazer algo que tenha a ver com criação? 

Pense em tudo isso e veja como alinhar o seu interesse pela forma de trabalho que pretende ter. Isso já vai te ajudar a filtrar as suas opções. 

Estude o mercado

A gente pode sim ter resultados fazendo o que ama, mas é preciso ser racional e colocar o pé no chão. Por isso que eu acho tão importante fazer uma pesquisa de mercado para entender como as opções que te interessam estão no momento. 

Isso aqui é o que eu chamo de juntar o útil com o agradável. Faça algo que goste, mas que tenha potencial para te render dinheiro e te dar lucros. 

Observe como está o setor, quais são os concorrentes, se existe brecha para você entrar nesse mercado, o que dá para aproveitar, o que se deve evitar… 

Depois de fazer isso você terá uma lista com oportunidades reais de negócios para abrir que sejam perfeitas e lucrativas. 

Pense no público alvo

Dentro desses caminhos, quais são os públicos que mais tem a ver com o que pretende fazer? Pense nas pessoas que quer atingir, em como isso pode acontecer, se isso pode dar certo. 

Pensar na persona vai te ajudar a montar uma estratégia completa de negócio que faça sentido e tenha êxito. Isso também vai te fazer ter certeza se é por onde quer seguir ou não. 

Isso porque eu acho importante que a gente também se identifique com o nosso cliente ou que tenha uma certa proximidade com ele. É muito mais fácil falar e vender para quem a gente tem uma certa “conexão” ou empatia. 

Qual o melhor tipo de negócio para abrir

Entenda quais os riscos está disposto a tolerar

Antes de escolher o negócio que vai abrir é preciso pensar também em quais são os riscos que você quer tolerar. Todo empreendimento tem suas “ameaças” e é preciso analisar isso com clareza. 

Por exemplo, alguns negócios têm um tempo maior de retorno, outros possuem um valor de investimento inicial alto, outros são um tanto sazonais (como uma sorveteria, por exemplo)… 

Se você pesquisar direitinho sobre as opções que tem em mãos, vai conseguir perceber esses riscos comuns com facilidade. Veja qual é o que não te dá medo ou que vai ser menos difícil. 

A questão aqui é entrar no negócio entendendo o que terá que passar e pagar o preço por isso. Acredito que quando a gente tem essa noção fica mais fácil encarar determinadas situações. 

Verifique o seu orçamento

Não tem como escolher um negócio para abrir sem pensar na parte financeira. Não adianta que ele seja algo que você ame, que acredite, que tenha a ver com o tipo de trabalho que quer ter e que tenha um mercado favorável se não houver capital suficiente para investimento. 

Por isso, depois de filtrar todos os pontos acima, comece a calcular e verificar qual deles cabe dentro do seu planejamento. Além de pensar no valor para começar, pense nas despesas fixas mensais e também no capital de giro. 

Lembre-se que começar algo apertado pode te trazer muita dificuldade e te fazer tomar decisões por desespero. É muito melhor começar pequeno, mas com segurança e dinheiro no caixa, do que já iniciar no vermelho e desesperado para ter lucro. 

Pense a longo prazo

Por fim, mas muito importante: Pense no futuro! Você consegue se ver fazendo a mesma coisa daqui há 10 ou 20 anos? Consegue ver entusiasmo e vontade mesmo depois de um tempo trabalhando com isso? Acho que a resposta a essas perguntas vai ser fundamental para escolher o caminho que vai seguir.  

Leia também: Confira 14 qualidades de um bom profissional no mercado

Comece a fazer sua análise!


Pense direitinho em todos os pontos que eu trouxe, seja racional, estude e leve o tempo que quiser para tomar sua decisão. Eu acho que seguindo esses passos vai ser muito mais fácil escolher um negócio para abrir que seja perfeito para sua vida. 

Eu estou na torcida para que consiga, viu?

Muito obrigada pela sua companhia aqui hoje. 

Um grande abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário