Como começar um salão de beleza

Para começar um salão de beleza, é preciso economizar algum dinheiro, para depois construir ou alugar uma sala bem arejada e com boa vista, a fim de ficar mais visível aos olhos dos clientes. Após, tudo estar pronto, deve-se principiar a comprar os móveis para começar um salão de beleza.

De preferência, faça pesquisas para encontrar os melhores materiais a serem utilizados no salão, tipo, o lavatório, o espelho, entre outros. Após esta etapa, deve-se comprar a cadeira de cortar cabelo, e em seguida, mandar fazer a bancada.

Para começar um salão de beleza e este chamar bem a atenção da clientela, é necessário, colocar um espelho que tome toda a parede a fim de dar a impressão de que o espaço na sala é maior, pois geralmente os salões de beleza até apresentam locais aconchegantes, mas é pequeno, e sendo assim, o cliente ao cortar o cabelo, vê aquele enorme espelho dá a impressão de que o local é muito amplo.

Quando se começa um salão de beleza se dá preferência para o gosto do proprietário, ou seja, se esta ama a cor lilás, adquire-se tudo nesta cor, porquanto, fica o jeito da pessoa e motiva-a a estar em contato com o ambiente, bem como interagindo com os clientes.

como começar um salão de beleza

Outros Acessórios que não Podem Faltar

Depois desse passo, compra-se a mesinha para ajudar a por as escovas, pentes, secador de cabelo, máquina de cortar cabelo, toalhas e outros materiais a serem utilizados pelo profissional da área, ou seja, o cabeleireiro.

Quanto à bancada, esta pode ser de quantas gavetas a pessoa desejar ter, mas é preferível que fiquem as tesouras, para estar sempre prontas para serem utilizadas, bem como a máquina de reparo. Geralmente quem vai começar um salão de beleza, já esteve em contato com esta profissão antes, por isso, assim que se pegou confiança em si, se está pronto para dar um novo início a sua via.

Neste novo negócio, pode-se fazer alisamento, reflexo, mechas com toca, mechas com papel laminado, usando em cada um seu produto específico. Também é possível fazer cortes sempre visando o bem estar do cliente, fazendo exatamente o que o cliente pede. Por favor, não seja como a maioria dos cabeleireiros que sempre faz o que quer e não o que o cliente deseja, pois desta forma, muitas vezes se perde cliente. Então, ouça sua clientela, e faça exatamente o que esta deseja.

Qual Público Alvo Frequentará este Salão?

Deve-se ter em mente que, quando se começa um salão de beleza, nem todos trabalham com corte masculino e feminino, isso depende muito do profissional da área. Todavia, se pode alugar a cadeira para outro profissional também trabalhar junto, pois desta forma, haverá muitos clientes; isso se a pessoa no qual alugará sua cadeira for muito conhecida no município.

Ainda se pode contratar uma manicure e pedicure, sendo que esta deve ser muito boa. Para tanto, esta não paga aluguel de nada, ela serve mais para chamar a clientela. Porém, a proprietária deve ter pelo menos a mesinha de manicure para que este profissional possa atuar.

começar um salão de beleza

Outros Profissionais que Fazem Parte do Salão

Para começar um salão de beleza precisa-se dos seguintes profissionais: cabeleireiro, manicure e pedicure, depilador, pessoal da limpeza, e se o salão for grande e o proprietário tiver condições de contratar um Podólogo, este também é de grande importância, porquanto um podólogo trata dos fungos e problemas nas unhas.

Não se pode deixar de ter também ao começar um salão de beleza, uma sala para depilação, onde a cliente se sinta a vontade neste local, porém, deve ser ventilada também, mas não com ar condicionado, devido à cera secar rápido de mais, então, se dá preferência a um ventilador.

Sabe-se que nos grandes salões existem profissionais só para lavarem os cabelos das clientes, e existe toda uma técnica para esse trabalho, que consiste em:

  • Antes de começar a lavagem tem-se que colocar  a toalha para proteger a cliente;
  • Molhar toda a cabeça;
  • Depois aplicar o shampoo adequado para o tipo de cabelo;
  • Após isso, com os quatro dedos fazer massagem em círculos sobre a cabeça;
  • E para lavar a parte da nuca é feito com os dedos polegares sempre em circulo, massageando bem o couro cabeludo, e cuidando para não molhar a cliente.

Dicas para começar um salão de beleza

Geralmente os salões oferecem aos clientes cafezinho ou chá, bebedor com água gelada e copos descartáveis. Então invista nisso também para seu novo salão.

O proprietário poderá estar se qualificando para o curso de podólogo, a fim de não ter que contratar um, desta forma, estará economizando dinheiro.

Todavia, ao começar um salão de beleza sabe-se que este é um serviço que proporciona muito dinheiro, é só saber trabalhar para lucrar. Também tem que saber cativar o cliente, fazendo se sentir como se estivesse em sua própria casa e fazer sempre o que o cliente deseja e não o que o cabeleireiro gostaria, porque é o cliente quem manda nessa hora.

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!