Como começar um negócio de festas

Hoje em dia, para começar um negócio de festas, está muito fácil, pois festa é algo que está sempre em alta, e o público alvo varia do infantil ao adulto. Afinal de contas, quem não gosta de festas? Em todos os meses do ano, há alguma comemoração a ser feita, está muito em alta, a festa do chá de bebê, ou do chá da casa nova, e também pessoas fazem aniversário, então o segmento de ganhar dinheiro fazendo festas é muito grande.

Contudo, devem-se estar atento às novidades que surgem no dia a dia, e também, é preciso observar o que precisa para levantar esse negócio, pois, muitos profissionais são envolvidos nessa empreitada e basta procurar o que vai trazer satisfação garantida a seu cliente.

Investimento, decorações e lucro certo

A Associação Brasileira de Empresas e Eventos informa que 90% do crescimento dessa área são na parte de eventos e festas, incluindo as festas infantis como as mais procuradas e que trazem retorno absoluto em todo o ano. Então começar um negócio de festas, é algo que traz lucro certo.

Contudo ao começar seu próprio negócio de festas pode-se também expor produtos alimentícios, podendo ser personalizados, apresentando também cupcakes, e doces artesanais, ou então, decorações com artesanatos que também é uma ótima pedida.

Para tanto, investir em brinquedos e serviços diferentes traz um diferencial para aqueles que acham que festa infantil é tudo igual. Ter um espaço onde você possa mostrar exemplos dos seus serviços é uma ótima dica, onde poderá, também em um shopping, apresentar em stands com decoração de vários personagens, cores e eventos diferentes como casamento, formatura, chá de bebês, entre outros. Enfim, você pode escolher o que mais agradar e montar um negócio de festas para que as pessoas possam visitar esse espaço e tirar algumas idéias.

como começar um negócio de festas

Não saia do foco

No entanto, começar um negócio de festas requer a criação de objetivos, tais como: encontrar pontos favoráveis para a localização da empresa; realizar o plano de marketing, a fim de alcançar mais consumidores; descobrir as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas; destacar quem atua na empresa, através da estruturação organizacional da mesma; trabalhar o plano financeiro, enfim crie metas, mas cuide para não sair do foco.

Uma opção muito boa para se começar um pequeno negócio de festas é um site. Crie um site com fotos de eventos, telefone de contato, como trabalha, formas de pagamento e preços se você for trabalhar com preços fixos. Sempre que fizer algum evento, tire fotos e guarde em um álbum onde você possa mostrar sempre em suas visitas, apesar da internet ser uma ótima aliada, ainda há pessoas que não acessam muito, então um álbum em mão é sempre bem útil.

Merchandising e divulgação

Logo que você começar um negócio de festas, anuncie em algum jornal local, ofereça descontos sempre que for procurado por alguém que viu a propaganda no jornal, faça divulgação com sua família e amigos mais próximos, e disponibilize panfletos para distribuir com número de telefone e endereço onde você possa ser encontrado.

Inclua no seu negócio um Buffet, porque somente a decoração já não é tão procurada como antes. As pessoas hoje em dia buscam por algo completo, onde possam resolver com uma só pessoa a decoração e comida. Também é bom ter contato com alguns garçons, e educadores para distrair as crianças com recreações, em caso de festas infantis.

Sugestões para alcançar a lucratividade

Sempre que fechar um negócio dê total atenção a ele, e quando der um prazo, cumpra-o, porquanto, a credibilidade é o melhor retorno que você vai ter desse cliente, sendo que o mesmo poderá indicar o seu negócio para os conhecidos, e estes lhe procurarão para um próximo evento e com certeza irão falar muito bem da sua empresa. Então, começar um negócio de festas deve-se ter sempre novidades, atender os clientes com atenção e força de vontade, pois ao trabalhar com o público, encontram-se vários tipos de clientes.

Assim que você for procurada por e-mail, responda. Mesmo que no momento você não possa responder com detalhes, coloque no seu e-mail aquelas respostas automáticas onde dizem que logo entrará em contato. As pessoas se sentem mais importantes e esperam com paciência o seu retorno direto.

negócio de festas

Só marque mais de um evento por final de semana se realmente conseguir estar nos lugares nesses dias, pois, as pessoas confiam no trabalho e esperam que saia tudo do jeito que combinaram. Outra questão é estudar, se capacitar, pois sempre é bom trazer algo de novidade para seu negócio de festas. Então, faça cursos, se informe e se aprimore para dar o melhor aos seus clientes.

Confiança é tudo

É muito importante, ter alguém de confiança que possa marcar eventos caso você não esteja no local, alguma pessoa que possa negociar valores e dar o máximo de atenção.

Mantenha sempre limpo e organizado tudo o que você utiliza, porque seu material e o que você usa para decorar as festas devem estar sempre a mão. Outra dica é usar cores variadas e sempre que usadas, lave os materiais laváveis e guarde-os com zelo, pois pode acontecer de você utilizar o mesmo material depois e não terá o aspecto de usado.

Para se começar um negócio de festas deve-se trabalhar com materiais práticos e fique ligado nas tendências, a cada minuto algo novo aparece e você precisa estar atualizado e também mostrar novas ideias no seu negócio, seus clientes vão adorar e lhe procurarão sempre que necessário. Então, use sua criatividade e aproveite, pois o retorno será imediato e satisfatório.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>