Como avaliar uma empresa para venda

Muitas vezes quando estamos empreendendo com nossa empresa podemos enfrentar diversos desafios, o que pode levar a escolha de vender a empresa. Isso pode se dar por diversos motivos, desde a desistência do negócio por motivos pessoais, ou até mesmo a venda pode acontecer porque o empreendedor não se adaptou ao mercado e assim prefere recuperar algum dinheiro e investir em outro mercado em que acredita ser mais vantajoso.

No entanto, dados registrados em todo o mundo, apontam que apenas 30% das empresas conseguem ser vendidas pelo preço que elas realmente valem. Esse é o motivo deste artigo, tentar esclarecer e ajudar sobre como avaliar uma empresa para venda. já que, uma vez que você está buscando a venda ou a compra de alguma empresa, você deve pagar ou vende-la por um preço justo.

É preciso ter algumas técnicas de estratégias para não se intimidar e deixar vender sua empresa por um preço ínfimo, por isso nós aconselhamos ler com atenção todos os parágrafos que se seguirão, a conclusão fica por sua conta, vender ou não sua empresa.

Sua concorrência pode servir como referência!

A primeira coisa que você deve fazer e olhar ao seu redor, a sua concorrência. As empresas que competem com você em seu mercado podem servir como referência do potencial que sua empresa tem para ainda crescer. Use a lei da oferta e da demanda para informar o valor de sua empresa. Reunir informações sobre seu negócio pode ser uma outra ótima maneira de descobrir o quanto realmente vale hoje sua empresa, já que você certamente passou horas, dias, meses ou anos se dedicando por ela.

Muita coisa está envolvida em avaliar uma empresa para venda. Como sabe, não há como somar o valor material e imaterial de sua empresa e simplesmente formar um valor para um empresário. Pelo contrário, faça-o observar totalmente sua empresa e peça um palpite do quanto ela vale. Muitas vezes o empresário faz uma proposta que realmente vai bem mais além de suas perspectivas, de modo positivo. Então talvez essa pode ser uma grande estratégia para conseguir vender sua empresa por um bom preço.

Leia também: Como vender uma empresa com dividas

como avaliar uma empresa para venda

Quanto sua empresa faturou ou ainda fatura

Você precisa mensurar os resultados de tudo o que saiu e o que já entrou em sentido financeiro para sua empresa. Saber quanto sua empresa já faturou provará a muitos os que estão a procura de uma empresa que tem potencial, que a sua pode ser a ideal. Se sua empresa possui um fluxo de caixa ainda ativo você deve fazer todos os cálculos, incluindo os impostos que já pagou e que está a pagar.

Avaliar uma empresa para venda não é lá uma tarefa tão fácil a se fazer sozinho. Certamente você precisará de amigos próximos que entendam de empreendedorismo e de um contador ou uma pessoa capacitada para avaliar o quanto vale todo o patrimônio construído.

Além de tudo você precisa fazer uma lista do que precisou pagar em impostos e gastos com materiais e equipamentos, para saber ao certo o que tem ali de valor exato ou um valor relevante. Veja se a localidade de sua empresa ajuda para que ela obtenha mais valor na hora da venda.

O Tamanho de sua Empresa!

Finalmente chegamos ao lado mais emocional quando se trata de vender uma propriedade que você fundou, certamente há um peso que ninguém consegue sentir, só o dono da empresa, que está prestes a se desfazer de seu negócio. Muitas vezes, mesmo infeliz com os resultados da empresa, o empresário não fica feliz em vender algo que trabalhou por muito tempo ou dedicou-se desde muito cedo para construir, por isso mas uma vez nós alertamos, leve em conta o tamanho de sua empresa para conseguir um valor ideal que cubra o que você já gastou ou pelo menos um valor considerável para que você não se arrependa da venda.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>