Como atrair clientes para um restaurante

Quem trabalha no ramo de alimentos sabe muito bem que está em uma área extremamente atrativa e que as vezes não precisa nem se esforçar muito para fisgar alguns clientes, ou você acha que o cheiro da comida não atrai pessoas?

Claro que esse é um ponto positivo mas mesmo estando em uma área rentável e que consegue movimentar um grande fluxo de pessoas, muitos empresários do ramo sentem dificuldades na hora de atrair clientes para um restaurante.

Nesse artigo de hoje irei compartilhar algumas dicas com base no que eu pude observar aqui na minha cidade e nas estratégias usadas quando se quer atrair clientes para um restaurante.

1 – Tenha um local aconchegante

Sinceramente, eu já tive os desprazer de frequentar alguns restaurantes que não me deixaram saudades e mais parecia um forno do que um local para receber os clientes.

Claro que essa é minha opinião, mas saiba que o primeiro e grande passo para conseguir atrair clientes para um restaurante é oferecer um espaço adequando e aconchegante com o intuito de satisfazer e deixar o cliente o mais a vontade possível. Por isso mesmo que eu dou tanta importância e recomendo sempre que se escolha um ponto comercial agradável.

Oferecer mesas e assentos mais confortáveis, ter uma boa iluminação no local, uma higiene adequada e aquela boa ventilação, são caprichos a se oferecer quando planeja atrair clientes para um restaurante e são indispensáveis para quem não está conseguindo esse feito.

como atrair clientes para um restaurante

2 – Ofereça atrativos extras

Eu não irei falar da importância de se ter um cardápio de qualidade porque isso já funciona como uma regra para quem deseja ser bem sucedido em um negócio desse ramo, mas irei destacar a nova tendencia que vem sendo usada na hora de atrair clientes para um restaurante. Estou falando dos atrativos extras.

São jogos recreativos, parquinho de diversão para as crianças, acesso a internet, enfim, são coisas extras que conseguem chamar a atenção e atrair mais clientes todos os dias.

Eu vi isso em um grande restaurante aqui mesmo na minha cidade e entendi porque eles conseguem atrair tantas famílias para o local, mas lembre-se que para implantar isso no seu restaurante é preciso ter um bom espaço e um planejamento antecipado.

3 – A musica ao vivo ainda tem poder

A musica ao vivo sempre foi uma excelente técnica para atrair clientes para um restaurante ou um barzinho, mas parece que ela andou meio sumida por um bom tempo.

A verdade é que ela tem um grande poder para atrair pessoas e como tudo que vai quase sempre volta, parece que a musica está de volta na praça, tanto que eu pude perceber isso em algumas casas de alimentação de médio porte.

Essa é mais uma estratégia válida para quem busca soluções úteis na hora de atrair clientes para um restaurante, mas se você deseja levar essa opção a sério, é importante definir os dias e horários da semana em que terá atrações ao vivo, porque assim as pessoas já colocam logo na agenda e a atração de clientes funcionará melhor.

clientes-restaurante

4 – Utilize os sites de compras coletivas

Os sites de compras coletivas vem impulsionando um fluxo muito grande de vendas e não só isso, porque eles conseguem levar clientes realmente interessados no seu produto diretamente para sua empresa.

Já são muitos os empreendedores que resolveram focar nos sites de compras coletivas para vender mais e trazer mais clientes para dentro da sua empresa.

Então, comece procurando por uma empresa regional, ou quem sabe até nacional, que vem trabalhando com as compras coletivas, veja as condições para disponibilizar seus produtos no site e atraia potenciais clientes.

Aqui mesmo na minha cidade, foi lançado recentemente um site de compras coletivas e todo mundo já caiu nas graças dele. Sem falar que muitos empreendedores também começaram a apostar nessa nova forma de atrair clientes para uma pequena empresa e se destacar ainda mais no mercado.

Atrair clientes para um restaurante é preciso

Não tem como negar que vivemos em um período de pura competitividade e se você não se atualizar, com certeza ficará para traz e com um restaurante não é diferente.

O trabalho para quem tem um restaurante não se resume apenas em produzir bons pratos e vender aos clientes, mas requer um combinação perfeita entre a atração e a satisfação.

Eu acredito que essas 4 dicas que citei nesse artigo serão muito úteis para você mas lembre-se de não ficar só nisso. Corra atrás de novas estratégias com intuito de atrair clientes para um restaurante mas sem tirar o foco da satisfação.

Se esse artigo foi útil para você, então compartilhe nas redes sociais e ajude nosso blog a continuar levando informações de qualidade.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Gredson diz

    Muito bom artigo José. Mas eu gostaria de citar um ponto importante, que é o tratamento ao clientes. Eu pessoalmente fui com minha família em um restaurante, a primeira coisa que notei é que não tinha cardápio nas mesas, e como era família precisava de duas mesas, em nenhum momento foi um garçom juntar a mesa (tinha 5 garçons ) aí tivemos que nos mesmos fazer isso. Aí nos centamos e mesmo assim não apareceu nenhum garçom ou cardapio, aí eu tive que correr atras de garçom e cardápio. Nossa eu e minha família nos sentimos muito constrangidos, e no final a dona (que é uma velha) ficou o tempo todo olhando para nós com cara feia, tipo como se nós não fossemos pagar. Enfim no final das contas ninguém mais aqui em casa quer ir lá. Espero ter ajudado, com essa minha pequena experiência rsrs.

    • diz

      A sua experiencia relata o que muitas pessoas realmente passam em algum lugares.
      O atendimento ao cliente com qualidade é algo a ser focado por qualquer empresa e muitas acabam perdendo seus clientes por conta disso, assim como aconteceu com você e com sua família.

      Obrigado pela sua citação e por enriquecer ainda mais esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>