Como administrar um salão de beleza

Como administrar um salão de beleza – A vida de um empreendedor realmente não é fácil, ele tem que trabalhar, correr atras de clientes, cuidar da própria vida e ainda ser um bom administrador dentro da empresa. Esse é um fato que acontece com todos e foi a mesma duvida que uma pequena empreendedora aqui da minha cidade acabou levantando. Afinal, como administrar um salão de beleza?

Segundo ela, o seu salão de beleza está um pouco “desorganizado”. Não no sentido físico, mas no fator administrativo e ela me pediu algumas dicas do que poderia ser feito nesse caso para ter uma administração melhor com um controle na ponta dos dedos e perspectivas de crescimento. Então passei algumas dicas simples a ela e o mesmo que eu disse, irei colocar logo abaixo nesse artigo:

Tenha um controle maior sobre o dinheiro da empresa

Muita gente atrapalha o dinheiro próprio com o dinheiro da empresa e essa é uma medida muito importante a ser tomada para entender realmente como administrar um salão de beleza.

O certo é que não é nada fácil ter esse controle e normalmente alguns donos de salões de beleza não levam tão a sério o controle de caixa. A minha dica nesse caso é que compre pelo menos um caderninho e faça as anotações básicas do dinheiro que entra e do que sai para os gastos do dia a dia.

É importante tratar o dinheiro ganho na empresa como algo a parte, que não lhe pertence. Procure manter esse controle mensal e toda vez que receber dinheiro de um trabalho praticado ou retirar dinheiro do que foi ganho, dê uma entrada ou uma baixa naquele caderninho que eu mencionei anteriormente. Definir um salario fixo mensal também pode ser uma opção bem interessante para administrar financeiramente melhor seu salão de beleza.

Leia também: Como organizar o dinheiro da empresa

como administrar um salão de beleza

Analise o mercado em geral

Quem deseja administrar um salão de beleza de uma forma eficiente e positiva no mercado deve fazer, constantemente, uma analise geral dessa área de atuação.

O processo de administração não se limita somente ao fator interno da sua empresa, pois um bom empreendedor precisa ter visão de mercado, conhecimento a respeito do que vem acontecendo no ramo, as novidades que estão surgindo, verificar o que os concorrentes vem fazendo de positivo e conhecer realmente a área em que se está trabalhando.

A verdade é que esse será um trabalho continuo, que exigirá a sua total atenção, pois é aqui que estão as oportunidades que seu salão de beleza precisa para crescer positivamente. Então foque também na administração voltada para a situação atual do seu ramo de trabalho.

Invista no conhecimento próprio e de seus funcionários

Toda empresa precisa de profissionais bem treinados, conhecimento qualificado e não tem como administrar um salão de beleza sem pensar nesses quesitos. Dependendo do tamanho do seu negócio será preciso contratar outras pessoas para ajudar no trabalho em geral e você como administrador precisa investir também na qualificação dos seus colaboradores.

Esse é um fator de suma importância, tanto para você quanto para seus funcionários, pois a preparação profissional é algo muito bem vindo dentro de uma empresa e um administrador com visão de crescimento deve focar bastante nisso.

A minha dica é que invista em cursos da área, participe de palestras, lançamentos de produtos novos e tente absorver o máximo de conhecimento obtido por outros profissional no mercado. Todos esses são fatores importantes para o crescimento de uma empresa e você que não sabe exatamente como administrar um salão de beleza precisa ficar muito atento a todas essas vertentes.

Leia também: Cursos administrativos online

como administrar melhor um salão

Legalize seu negócio

Hoje no Brasil ainda é muito natural encontrarmos várias pequenas empresa funcionando de forma ilegal, mesmo sendo extremamente fácil passar pelo processo de formalização e trabalhar legalmente. Inclusive esse foi um fator que eu pude notar no estabelecimento dessa empreendedora que tive o prazer de conhecer aqui mesmo na minha cidade.

Ela deseja saber como administrar um salão de beleza para ter um controle maior sobre o que faz e dentre todas essas dicas eu não pude deixar de falar da necessidade de se trabalhar dentro das leis.

Então se você também tem um salão próprio, mas não se formalizou ainda, eu indico fortemente que você faça isso o mais rápido possível, pois esse é um dos fatores administrativos mais importantes hoje em dia. Se seu salão gera até R$ 60 mil Reais por ano, basta acessar o site Portal do Empreendedor e fazer todo o processo de legalização pela internet ou procure o Sebrae na sua cidade para aprender fazer tudo isso. Essa é a melhor forma hoje em dia de trabalhar dentro da lei no seu salão de beleza.

Leia também: Como montar uma empresa como autônomo

Tenha metas de crescimento

Aprender como administrar um salão de beleza é algo que pode exigir um amplo estudo e um planejamento futuro, então uma das dicas que recomendo para qualquer empreendedor novo nesse tipo de negócio e que vem enfrentado dificuldades administrativas é que trace metas de crescimento para seu salão.

Nenhum negócio deve ser montado apenas por montar. É preciso ter um plano de crescimento e metas importantes para serem alcançadas. Um bom administrador sempre tem isso em sua mente e no seu caso não pode ser diferente, pois isso estimula não só o seu próprio trabalho como também o dos seus funcionários em geral.

Defina pequenos objetivos, como: Se tornar o principal salão de beleza da cidade, ganhar um certo valor mensal, crescer sua empresa, abrir novos salões, etc. Então ao se perguntar, como administrar um salão de beleza? tenha em mente não só os fatores econômicos e estruturais, mas também é importante traçar planos e ter sua própria filosofia de trabalho dentro da empresa.

Aprenda como administrar um salão de beleza

Eu posso lhe dizer, com toda a certeza, que não é fácil aprender como administrar um salão de beleza e isso é algo que não acontece do dia para a noite e sem o minimo de esforço.

A minha dica nesse momento é que invista no seu próprio conhecimento e fazer um bom curso de administração é o melhor a se fazer nesse caso. É extremamente fácil encontrar e fazer bons cursos administrativos hoje em dia e para finalizar nosso artigo eu quero lhe recomendar o Curso de administração de empresas, ministrado pelos Cursos 24 horas.

Esse é um dos cursos mais procurados do mercado e posso lhe dizer que se trata de algo muito bom e com uma qualidade imensa. Então não deixe de conhecer e se tornar um administrador ou administradora melhor no seu salão de beleza.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>