Como abrir uma livraria

Se você está querendo saber como abrir uma livraria na sua cidade para trabalhar por conta própria, então veja a seguir uma série de dicas e informações importantes que lhe ajudarão a abrir as portas da sua nova livraria com o máximo de sucesso. O certo é que mesmo sendo uma área que teve uma queda muito grande nas vendas, ainda é possível conseguir excelentes resultados se seguir as novas tendencias de vendas no mercado de livros.

A verdade é que muito tem se comentado que as livrarias não vendem mais nada e que a internet foi um marco negativo na vida de muitos empreendedores que trabalham nesse ramo, porém não podemos esquecer que os tempos mudam e que devemos inovar para conseguir manter firme e forte no mercado, então para quem pensa em apostar na montagem de uma livraria, continue lendo e veja todas as dicas que temos para esse modelo de negócio.

Como abrir uma livraria?

Para entender como abrir uma livraria nós precisamos iniciar pelas coisas mais básicas necessárias, como uma pesquisa de mercado para saber se as pessoas da sua localidade tem mesmo interesse ou necessidade de uma livraria, será preciso montar um plano de negócios e a contratação de um contador para lhe auxiliar em todo o processo de legalização, caso chegue a conclusão que irá realmente investir em uma livraria. A partir daí você deverá voltar o seu planejamento para outra coisa muito importante que é a escolha do local onde irá instalar sua nova livraria.

O ideal é sempre focar em locais de grande movimento de pessoas como no centro da cidade, mas você também poderá optar por bairros pequenos que possam agregar valor para seu negócio ou mesmo montar sua livraria em um shopping, porém esse seria um investimento um pouco maior. Acima de tudo, uma livraria poderá ser mais simples ou mais completa, então vai depender da escolha para determinar o tamanho propício para isso.

como abrir uma livraria

Quanto custa montar uma livraria?

Se você quer saber como abrir uma livraria, também deverá saber quanto irá necessitar para iniciar tudo isso, pois estamos falando de um negócio e todo empreendimento requer o gasto de dinheiro desde o inicio. Então você deverá começar com o aluguel de um ponto comercial, a decoração desse local e todo o processo de legalização. Além disso, a sua livraria necessitará de acessórios internos para expor seus livros e trabalhar no dia a dia, como gôndolas, estantes, mesas com cadeiras, computadores, um balcão grande e outros acessórios comuns.

Também necessitará de um estoque próprio de livros, então disponha de um espaço na própria livraria para guardar seus livros e ir organizando tudo dentro da loja. Portanto o seu investimento inicial será um pouco alto, mas variável, pois tudo dependerá do tamanho e da estrutura desejada para a livraria, porém deverá ficar entre R$ 25 e R$ 80 mil Reais.

Monte um livraria diferenciada para ganhar dinheiro

Ser diferenciado nesse ramo é o mais indicado e pode ser a salvação para seu negócio, portanto vale muito a pena investir em novas estratégias e técnicas que poderão alavancar seu negócio ainda mais. Então para começar, você poderá montar um espaço bem chamativo, com uma sala de leitura, um espaço destinado para o público infantil, poderá organizar pequenos eventos no local, ter um dia de leitura infantil na semana onde os pais possam levar seus filhos e procurar ser um local diferenciado das principais livrarias.

Então não basta saber somente como abrir uma livraria, você precisa inovar, trabalhar e fazer com que seu negócio se torne uma verdadeira referência na cidade. Eu sei perfeitamente que o número de pessoas que frequentam uma livraria para comprar um livro diminuiu bastante, porém você poderá fazer com que isso mude completamente. Outra coisa que poderá fazer com que seu negócio gere resultados melhores ainda é o investimento na internet, já que com uma loja virtual os seus livros poderão ser vendidos para pessoas de todo o Brasil. Pense nessa ideia e incremente na sua nova livraria.

como montar uma livraria

Busque informações para abrir sua livraria

Se você está aqui é porque busca informações sobre como abrir uma livraria e você fez a coisa mais importante nesse momento, pois sem informações de qualidade o seu negócio jamais sairá do papel, então a minha dica é que você vá além agora e busque auxilio de outras maneiras mais eficientes ainda. Se estiver com duvidas e querer informações mais precisas com relação ao processo de montagem da livraria aí na sua cidade, nada mais justo que procurar um posto do Sebrae, pois certamente irá conseguir iniciar com sucesso através do auxilio de consultores especializados do Sebrae.

No entanto você também poderá se dedicar um pouco mais a essa ideia e começar estudar através de um material especifico do ramo. Através de um curso ou de uma consultoria você conseguirá aprender passo a passo o que deverá fazer para ter sua livraria funcionando de maneira correta e ainda poderá se tornar um profissional muito melhor nesse ramo.

Leia também: Como montar uma livraria virtual

Vale a pena montar uma livraria hoje em dia?

Naturalmente esse é aquele tipo de negócio que o empreendedor precisa ter “sangue no olho” e vontade de empreender por conta própria, mas mesmo tendo muita gente que não apostaria da montagem de uma livraria nessa altura do campeonato, saiba que é possível conseguir excelentes resultados com uma estratégia inovadora de trabalho. Então por isso eu acredito que vale a pena sim, mas você precisará ter sempre novas ideias para sua livraria, pois caso contrário ela poderá cair no esquecimento.

Para finalizar eu espero que tenha gostado de todas as dicas, que as informações contidas nesse artigo de hoje tenham sido de grande utilidade e que tenha entendido como abrir uma livraria propícia para trabalhar atualmente. Então deixo aqui meu forte abraço e muito sucesso nessa nova empreitada.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>