Como abrir um pet shop

Na maioria das cidades os pet shops estão em alta e a procura por serviços desse tipo vem aumentando muito. Algo que favorece quem sempre sonhou em investir num próprio negócio e tem um certo apresso por essa área, então foi pensando nisso que selecionei algumas dicas de como abrir um pet shop na sua cidade com sucesso.

Naturalmente esse tipo de negócio requer bastante trabalho e boas instalações, então ao longo do artigo de hoje você encontrará uma série de detalhes importantes que devem ser levados a sério na hora de abrir as portas do seu novo pet shop. Com um bom planejamento e gosto por essa área, você conseguirá colher bons resultados:

Como abrir um pet shop?

Nesse processo sobre como abrir um pet shop você deverá levar uma série de detalhes em consideração que vão desde a escolha do ponto comercial a divulgação do negócio, então para começar você precisará encontrar um local para se instalar. Esse ambiente precisa oferecer o máximo de comodidade e precisará ter um estoque, uma sala de banho e tosa, banheiros, um escritório e a área frontal de atendimento aos clientes.

Um pet shop para ter sucesso precisa estar em um local de fácil acesso e onde possa chamar bastante atenção, como é o caso de ruas bem movimentadas ou mesmo nas proximidades do centro comercial da cidade. Invista também em uma equipe de trabalho treinada para oferecer os melhores serviços possíveis a sua clientela e que tenham gosto por cuidar de animais. Caso você for lidar diretamente com os animais, a minha dica é que faça um curso de banho e tosa para aprender realmente como praticar corretamente esse tipo de serviço e busque o máximo de informações relacionadas as técnicas para trabalhar nesse ramo de negócio.

como abrir um pet shop

Quanto custa abrir um pet shop?

Não tem como abrir um pet shop sem pensar no investimento necessário para ter esse empreendimento em funcionamento e a verdade é que isso não será muito baixo, visto que estamos falando de algo que envolve uma grande quantidade de produtos e a prestação de serviços em geral. Logo de cara você precisará alugar um ponto comercial, investir na decoração da loja, comprar prateleiras, gondolas, todos os produtos que serão vendidos no local, precisará comprar equipamentos básicos de trabalho e muito mais.

Certamente você necessitará de banheiras, equipamentos para trabalhar com a tosa, gaiolas para os mais diversos tipos de animais, precisará de um veículo para transportar animais e diversas outras coisas. O certo é que todo esse investimento pode ser muito variável, mas no geral você precisará investir entre R$ 60 e R$ 150 mil Reais para montar um pet shop, mas lembre-se que tudo dependerá da estrutura do seu pet shop e dos tipos de serviços que pretende oferecer no local.

Monte um pet shop com diversidade para seus clientes

Você tem tudo para entender como abrir um pet shop e conseguir bons resultados com ele, no entanto tudo isso só se concretizará se focar bastante nos seus clientes e oferecer o máximo possível de produtos, serviços de qualidade e comodidade para cada um deles. Dessa forma, a minha dica é que você trabalhe com a venda dos mais variados tipos de produtos, que vão desde brinquedos para animais a venda de rações. Isso é importante para que seus clientes possam encontrar tudo o que precisa em um único lugar.

A busca e entrega dos animais na casa do cliente é outro tipo de serviço que a maioria dos pet shops adotaram e que vem funcionando muito bem em todos os lugares. O que você precisa na verdade é de um funcionário exclusivo para cuidar do transporte desses animais, que pode ser feito com um carro ou mesmo com uma motocicleta adaptada para o transporte de animais. Com certeza os seus clientes irão adora e essa é uma das melhores recomendações para quem está querendo saber como abrir um pet shop.

como montar um pet shop

Como divulgar um pet shop?

Diversas pessoas querem saber como abrir um pet shop e como começar trabalhar nesse tipo de negócio, porém não focam tanto na divulgação e acabam ficando a mercê da sorte, sendo que esse não deve ser o objetivo de quem decide empreender por conta própria. Com base nisso, o que qualquer empreendedor faz antes mesmo de abrir as portas da nova empresa é montar uma estrutura de divulgação. Então a minha dica é que você inicie assim que tiver tudo pronto e essa primeira etapa deve ser com o intuito de convidar as pessoas para conhecer seu pet shop.

Na inauguração, o ideal é fazer uma boa promoção e tentar aproveitar tudo isso para fidelizar pelo menos alguns desses primeiros clientes. Após isso a divulgação poderá ser feita de uma forma mais moderada, através de anúncios em jornais, compre um espaço publicitário em um catálogo telefônico que circula na sua região ou mesmo utilizando anúncios no rádio. A partir daí você conseguirá atrair algumas pessoas e o seu foco deve ser em transformar essas pessoas em clientes fieis para que elas possam trazer outros clientes para seu negócio. Portanto, não basta saber como abrir um pet shop, é preciso seguir muitas técnicas.

Leia também: Como montar uma butique de carnes

Vale a pena abrir um pet shop?

A duvida é algo que sempre irá persistir na mente de quem busca informações sobre como abrir um pet shop, mas a verdade é que vale muito a pena sim investir nesse modelo de negócio, no entanto o ideal é que você já tenha um bom conhecimento nesse ramo e que goste bastante de lidar com animais, pois essa será uma exigência fundamental para seu sucesso no comando de um pet shop.

A minha dica antes de partir para a montagem do negócio é que você faça uma pesquisa de mercado para saber se existe interesse nessa área aí na sua cidade, crie também um bom plano de negócios para colocar tudo no seu devido lugar e busque se informar também com relação aos fatores legais. A contratação de um bom contador é algo muito recomendado, pois ele lhe auxiliará desde o inicio para ter seu pet shop montado com o máximo de eficiência, então espero que tenha gostado das dicas e desejo muito sucesso nesse novo empreendimento.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>