Turismo rural: Como começar um projeto e ganhar dinheiro?

Publicado por José Neto em 23 de setembro de 2019

Se você tem uma propriedade rural que possa proporcionar algum tipo de diversão ou que desperte interesse em várias pessoas, saiba que não há nada mais interessante atualmente que investir no turismo rural!

O turismo em um ambiente rural consiste basicamente em resgatar a tradição rural, apresentando coisas típicas do nosso cotidiano que estão sendo esquecidas aos poucos em algumas regiões do Brasil.

Além de promover essa espécie de entretenimento, esse tipo de turismo do campo pode ser muito interessante para pessoas que buscam a prática de determinados esportes, quem quer conhecer um pouco mais da gastronomia no meio rural, atividades recreativas e muito mais.

O certo é que se você conseguir transformar a sua propriedade em um ambiente propício para o turismo rural, as chances de sucesso podem ser muito grandes e dependendo do lugar onde você pretende atuar, poderá atingir resultados muito rapidamente.

Veja então algumas dicas de como ganhar dinheiro com o turismo rural começando totalmente do zero!

Turismo rural dá dinheiro? Vale a pena?


Aposto que antes de gastar energia entendendo do negócio em si, você quer saber se vale a pena investir nele, se dá para ganhar dinheiro ou não. Acertei?

A verdade é que de fato esse é um negócio que vem gerando bons lucros, principalmente se você conseguir gerar credibilidade na área e ganhar confiança dos seus clientes.

Só que assim como qualquer outro projeto ele precisa de dedicação, trabalho duro, planejamento e paciência – afinal, as coisas não acontecem da noite para o dia.

O quanto você vai ganhar depende exclusivamente da forma que vai estruturar o seu negócio, da sua organização, da sua forma de divulgação e até dos serviços oferecidos.

O preço de uma diária varia muito de lugar para lugar, mas geralmente em uma suíte casal com direto a café da manhã, almoço e jantar, é cobrado em média R$290.

Em determinadas épocas do ano, como datas especiais, feriados prolongados e outros mais, os empreendedores nesse ramo acabam lançando pacotes exclusivos e isso costuma chamar muita atenção.

Leia também: Como ganhar dinheiro com sítio

O que é preciso para começar a trabalhar com turismo rural?


como montar um negócio de turismo rural

Existem muitas maneiras de começar a trabalhar com turismo rural, mas eu trouxe aqui para você dez pontos que são a base para que esse negócio saia do papel e se transforme em algo real.

É muito importante que cada um desses pontos seja adaptado de acordo com a sua realidade e com o objetivo que tem em mente. Fazer isso vai te ajudar a atender ainda melhor o seu público.

Outra coisa importante é entender que cada um tem a sua própria estrada e mais importante do que começar com isso ou aquilo, é começar aproveitando o que se tem. Trabalhe com o que já tem, se organize e aos poucos as coisas irão evoluir.

Pronto? Então venha compreender o passo a passo para investir no mercado de turismo rural da sua região e comece a empreender:

1. Primeiro tem que ter vontade!

Não tem como investir em um negócio como esse se você não gostar da área rural de verdade, sabe? Ter vontade de fazer o negócio acontecer não é suficiente. É preciso ter vontade de apresentar as maravilhas do interior para os outros, é preciso ter vontade de explorar, de interagir.

Você é assim? Porque é um tipo de coisa que não dá para forçar, sabe? Ou existe ou não existe.

Esse costuma ser um negócio que um produtor rural faz para complementar a renda da sua produção. Costuma ser dirigido por quem tem amor pelo campo e faz questão de mostrar esse sentimento por aí.

Se você faz parte desse grupo, está no caminho certo!

2. Seja um bom anfitrião

Provavelmente existem mil lugares por aí que possuem as mesmas coisas que você tem na sua propriedade, sabe o que vai fazer com quem alguém queira conhecer a sua? A hospitalidade!

Ser um bom anfitrião e fazer com que os seus clientes se sintam realmente em casa é uma arte que fará o seu negócio se transformar em um verdadeiro sucesso.

É preciso ser mais do que uma visita ou estadia, é preciso ser uma experiência que vai mudar completamente a vida daquela pessoa e ser um anfitrião de qualidade é fundamental!

3. Analise os atrativos da sua região

Além das coisas que estão dentro da sua propriedade, o que mais existe na sua região, às vezes até bem perto, que podem servir de atrativos para os seus clientes?

Antes de começar de fato a investir no seu negócio é preciso pesquisar e analisar muito bem isso. Todas as atrações que existem por aí podem ser aproveitadas por você na hora de oferecer esse turismo rural.

A partir do momento que você compreende o que tem de bacana por aí, fica muito mais fácil organizar passeios e pacotes para os visitantes.

4. Faça seu planejamento

Se o seu interesse é realmente ganhar dinheiro com turismo rural, não dá para pular logo a parte do planejamento. Nenhum negócio consegue sobreviver muito tempo sem isso.

A verdade é que a maioria das empresas que vão à falência nos cinco primeiros anos não cuidam do planejamento. Tenho certeza que você não quer fazer parte disso, não é?

Pois então, coloque tudo no papel! Desde os objetivos que você tem, os serviços que quer oferecer, até o valor que tem disponível para investimento.

Ver esses cenários vai te ajudar a aproveitar melhor o que está nas suas mãos, cometendo o mínimo de erro possível!

5. Montar o espaço para turismo rural

Se você já possui uma fazenda e quer implantar o turismo rural nela como uma alternativa de renda atualmente, saiba que primeiramente será necessário definir o que você realmente tem de interessante para oferecer aos seus clientes.

Quais são as áreas da sua fazenda que de fato poderão ser utilizadas para isso? Que áreas poderão ser visitadas?

Essa é uma decisão importante porque será preciso transformar um local sem muito atrativo em um espaço tipicamente interessante aos olhos de quem curte o turismo em locais rurais.

Mesmo já tendo alguma coisa montada, será necessário começar pensar na parte estrutural do negócio.

Lembre-se que a sua pousada será muito importante para as pessoas que virão não somente para uma visita rápida, mas para curtir realmente o clima no ambiente rural e desfrutar de atividades interessantes.

6. Requisitos técnicos

Antes de você começar a colocar qualquer dinheiro para mexer na estrutura da sua fazenda, é fundamental que você conheça as exigências técnicas do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur).

No próprio site do Instituto você consegue ter acesso a essas informações, além de conhecer algumas atitudes que são importantes para prosperar nessa área e boas práticas para o negócio.

7. Serviços: O que oferecer em sua fazenda para os turistas?

turismo rural

Quem está pretendendo iniciar agora no turismo rural, poderá sentir dificuldades em definir os tipos de atividades que irá oferecer nesse local, mas a verdade é que dá para oferecer muitas coisas agradáveis e consolidar o seu negócio no mercado.

Dentre elas é possível oferecer caminhadas ecológicas, ecoturismo, escaladas, área de recreação ao ar livre, atividades equestres, pesca, atividades pedagógicas…

É muito importante contar sempre com guias para apresentar o que tem de melhor na fazenda, pessoas para cuidar da limpeza do local, poderá montar um pequeno restaurante caseiro para servir comidas aos clientes baseado na culinária típica da região também.

Algumas pequenas empresas de turismo rural oferecem ainda treinamentos no campo e isso tem sido uma ideia bastante lucrativa.

Procure manter a área sempre muito agradável, onde contenha matas, se tiver rios ou lagoas é melhor ainda, você poderá ter também uma piscina grande e ofereça assim tudo o que um turista desse tipo deseja encontrar.

Outra opção que tem sido ideal é montar uma pousada rural no local para oferecer comodidade aos visitantes, mas sem desfazer do que o ambiente já oferece de tradicional como atividade agrícola, criação de animais e outros mais.

Se você quiser mais detalhes sobre o que é possível oferecer no turismo rural, poderá visitas diretamente a página do Ministério do Turismo onde fala mais sobre esse assunto!

8. Consciência ambiental é a base

Aqui está um detalhe importantíssimo para quem quer trabalhar com turismo rural: a sua propriedade precisa ter consciência ambiental. Não dá, por exemplo, para ter uma produção que tenha manutenção com agrotóxicos.

Tudo precisa ser feito com responsabilidade ecológica, com respeito e amor à natureza. Não existe turismo rural sem esse tipo de cuidado.

Então, caso a sua propriedade ainda trabalhe com algumas coisas que podem ser consideradas negativas, trate de modificar antes de começar a investir no turismo.

9. Invista na divulgação

Não adianta montar a melhor opção de atração para turistas na sua região se ninguém souber disso. Você precisa deixar espaço, tempo e energia para trabalhar em prol de atrair pessoas.

Uma das melhores formas de conseguir clientes para quem vai investir no turismo rural é através do marketing em sua região, então é possível investir em publicidade no rádio, em jornais que circulam em sua cidade e até mesmo firmar parcerias com agências de turismo.

Por outro lado, existe uma forma de atrair clientes ainda mais poderosa que é a publicidade boca a boca, ou seja, os seus próprios clientes poderão indicar amigos e familiares para conhecer o seu local e isso vai lhe trazer um retorno muito bom, além de ser gratuito!

Leia também: 5 Ideias de negócios rurais

Comece a se organizar por aí!


E aí? O que achou desse guia para transformar o seu negócio em um atrativo para turistas?

O que eu procurei te mostrar aqui foram alguns dos detalhes básicos de como transformar o turismo rural em um negócio lucrativo para investir atualmente.

Caso você precise realmente de um apoio passo a passo, eu recomendo que tenha acesso ao curso que lhe indiquei anteriormente e procure se especializar na área, pois acredito muito no sucesso do seu próprio negócio!

De qualquer forma já te desejo muito sucesso e sorte!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

3 comentários

  • Gostei muito pois quero trabalhar com isso sou da roça fui criada em roça e amo muito

  • Eunice Margaria e Sousa ieira

    estou muito interessada no assunto pois estou trabalhando com turismo, sou gestora do circuito turistico rota do muriqui, e tenho interece em trans formar um espaço a minha casa em pousada.

  • Gostei bastante foi muito útil e proveitoso

Deixe o seu comentário