A arte de vender – Como dominar e vender bem

Vender é uma pratica adotada por muitas pessoas e eu venho falando sobre vendas aqui no blog a um bom tempo, mas hoje irei destacar a importância e como dominar a arte de vender.

É logico que ninguém nasce sabendo vender e com o dom de conquistar novos clientes, pois isso só é adquirido com um tempo e devido a pratica correta e constante das atividades, mas será que é possível dominar a famosa arte de vender?

É o que veremos nesse artigo.

1 – É possível dominar a arte de vender?

Essa é uma pergunta que muitos vendedores novos querem saber a resposta. Eu sei que a primeira coisa que passa na mente de um novato é aquela velha duvida: “ Será que eu conseguirei vender bem?”

Isso realmente atormenta muita gente, mas a verdade é que tem sim como dominar a arte de vender, mesmo sem nunca ter vendido nada.

Vou só citar um pequeno exemplo:

Mário é um garoto de 18 anos, está entrando no seu primeiro emprego, nunca trabalhou com vendas na sua vida e acaba de ser contratado para uma vaga de vendedor em uma grande empresa. Depois de 6 meses trabalhando, ele é eleito o melhor vendedor da empresa.

E aí, como isso é possível?

Isso é possível graças a preparação ao longo desse tempo e é basicamente isso que eu irei citar no próximo tópico.

a arte de vender bem

2 – Como dominar a arte de vender bem?

A arte de vender bem não consiste só em entregar um produto e receber o dinheiro do cliente, mas exige todo um ciclo de venda, satisfação, pós-venda e retorno daquele cliente para comprar novamente.

Veja algumas dicas para conseguir aperfeiçoar a sua arte de vender:

Se especialize

Para conseguir ser um bom vendedor, você precisará se especializar e entender definitivamente como funciona o processo de vendas e a interação entre vendedor e cliente.

Portanto, faça cursos voltados para a área de vendas, participe de palestras e procure aprender o máximo possível desse ramo tão importante no mercado, pois só dessa forma conseguirá ter uma noção certeira do que precisará ao longo do trabalho.

Esteja atento as novidades

Um vendedor que deseja dominar a arte de vender bem precisa estar atento a todas as novidades do mercado e as novas tendências da sua área.

Um vendedor desatualizado dificilmente conseguirá dar as informações precisas aos clientes, recomendar os produtos certos e fechar uma boa venda.

Portanto, acompanhe tudo que seja relacionado a sua área de atuação e procure implantar essas novidades o mais rápido possível na sua pratica de trabalho.

arte de vender

Pratique o máximo possível

Sem pratica não é possível se destacar no mercado e aprender a essência da arte de vender, pois tudo requer um esforço prático de quem busca aprender e é através disso que você pode se sair bem na área de vendas.

Então, esteja disposto a atender cada cliente que entrar na sua loja, ofereça informações precisas e vá aprendendo a lidar com as pessoas e com o processo de vendas a cada nova ação concluída.

Ofereça soluções

Um vendedor é um agente realizador e ele precisar oferecer soluções para as necessidades dos clientes, de modo que eles se sintam satisfeitos.

Se manter informado e ter sempre soluções para ajudar aquele cliente é um dos grandes fundamentos da arte de vender. Então, não perca tempo constrangendo o cliente e enrolando o processo de vendas, seja ágil e com soluções precisas.

3 – A arte de vender é isso

A arte de vender não é formada por segredos ainda não revelados e muito menos por formulas mágicas, mas sim pela pratica e convívio com o mundo das vendas.

É claro que não existe uma receita que lhe transformará em um grande vendedor do dia para a noite e mostre o caminho para dominar a arte de vender bem, mas se aplicar pelo menos uma dessas dicas na sua vida, já estará dando o primeiro passo nessa caminhada.

Espero que tenha gostado das dicas e continue acompanhando nossos próximos artigos.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>